Data de publicação: 30-10-2013 00:00:00

Como produzimos sentido

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Divulgação/Internet

¹Luciani Dalmaschio

Todos os dias nos deparamos com palavras novas cujos significados eram, até então, desconhecidos para nós. Entretanto, na maioria das vezes, não encontramos muita dificuldade para compreender essas palavras e passar a usá-las em nosso discurso diário. Isso acontece porque palavras não aparecem soltas, desconexas, elas compõem um todo de fala, vêm rodeadas por outras que já conhecemos e constituem, em conjunto, a significação textual.

A ideia que estamos defendendo, então, é a de que produzir sentido corresponde entender que as palavras não são cheias ou vazias por si mesmas, elas ganham efeitos a partir do papel que desempenham nos textos de que participam.

Sendo assim, cada vez que encontramos uma mesma palavra em um novo texto, rodeada por outras palavras, esse texto nos auxilia a defini-la um pouco mais, dando a ela uma possibilidade ampliada de significação.

É possível, dessa forma, que em um primeiro contato tenhamos capacidade de construir apenas um significado aproximado de determinada palavra, a partir do ambiente discursivo em que ela se encontra e que, mesmo assim, isso seja suficiente para a produção de sentido.

Na verdade, querer marcar o sentido das palavras de forma exata e inequívoca é um tanto quanto pretensioso e infrutífero, uma vez que os vocábulos da língua são abertos a abrigar efeitos de sentido mais ou menos abrangentes em função dos percursos histórico-sociais pelos quais passam. Pensemos, por exemplo, na palavra terrorismo. Não há como entender o significado de um ato terrorista, nos dias atuais, como era entendido em tempos antigos - antes de todo o terrorismo que o mundo testemunhou nas últimas décadas.

Dessa forma, as palavras trazem histórias de suas participações em vários textos e, quando entram no enredo do novo texto que está sendo construído, elas participam, junto com outras palavras, da trama linguística e então são capazes de produzir novos sentidos.

Portanto, conviveremos sempre com a vagueza de sentido das palavras porque nem sempre conseguiremos acompanhar todos os trajetos de significação de que essas palavras puderam participar. O que nos cabe é, na verdade, enveredar pelo mundo do texto, lendo, escrevendo, falando e ouvindo, a fim de que todos os dias novas palavras venham ao nosso encontro e, também, a fim de que a cada encontro essas palavras tragam novas significações. Afinal, assim se constrói o conhecimento: construindo redes de conceitos sobre ele.

¹Doutora em linguística - Professora na Nova Faculdade

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br