Data de publicação: 16-05-2014 00:00:00

O que a Psicologia não é?

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE

Foto: Divulgação

¹Wasney de Almeida Ferreira

A psicologia, apesar de sua difícil definição não deve ser confundida com: auto-ajuda, conselho, opinião, religião ou ideologia.

- Auto-ajuda: A auto-ajuda é uma forma de conhecimento baseado na experiência de uma pessoa, que acredita que o seu depoimento pode ser útil as outras. A psicologia, por outro lado, baseia-se em teorias e métodos científicos, bem como na prática clínica, buscando aperfeiçoar esses conhecimentos.

- Conselho e opiniõe: O conselho e a opiniões, assim como a auto-ajuda, são baseados na experiência de uma pessoa, que diz à outra o que ela deve fazer. A psicologia, por outro lado, não dá conselho ou opinião aos clientes, mas apenas presta serviço, para que eles possam resolver os seus próprios problemas.

- Religião e ideologia: A religião baseia-se na fé e a ideologia em valores morais, ou seja, ambas possuem definições do que é certo ou errado, bom ou ruim. A psicologia, ao contrario disso, baseia-se na ética filosófica e profissional, ou seja, na problematização racional dos valores sociais e culturais.

- Bate-papo: O bate-papo é uma interação informal entre duas ou mais pessoas, sejam elas conhecidas ou não, muitas vezes sem um objetivo específico. A psicologia, ao contrário disso, é uma prestação de serviço formal, em que a fala é uma dentre as várias técnicas, isto é, formas de intervenção visando um objetivo específico.

¹Psicólogo, mestre em linguística e doutorando em saúde pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br