Foto: Robson Rodrigues
Contagem terá três dias de ponto facultativo emendados com o próximo fim de semana e com o feriado nacional de Dia de Finados, na próxima quarta-feira (2).
Uma publicação feita no Diário Oficial de Contagem (DOC) em dezembro último já incluía o dia 28 de outubro (sexta-feira) no calendário de feriados e pontos facultativos de 2016 em razão do Dia do Servidor Público, comemorado nessa data.
Na última terça-feira (25), o decreto n° 1020, publicado no DOC, também facultou o trabalho nos dias 31 de outubro e 1° de novembro. Dessa forma, durante seis dias – de sexta a quarta-feira, incluindo o domingo em que acontecerá o segundo turno das eleições –, Contagem poderá ter serviços suspensos.
Conforme consta no artigo 2° da publicação oficial, “os serviços essenciais de saúde, funerário, transporte, vigilância, limpeza, fiscalização, defesa civil, manutenção de parques e jardins e outros assim considerados deverão manter plantões nos dias declarados ponto facultativo, conforme escala a ser definida pelos titulares dos respectivos órgãos”.
Já o artigo 3° informa que “a rede de ensino municipal cumprirá o calendário escolar, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação”.
Sem resposta
Questionada pela reportagem do Diário de Contagem, porém, a Prefeitura de Contagem não esclareceu os motivos para tantos pontos facultativos no município, tampouco respondeu se as farmácias distritais vão funcionar nem se a população será avisada com antecedência sobre possíveis alterações.
Vale lembrar que a suspensão do expediente em 29 de agosto deste ano – véspera do aniversário de emancipação política de Contagem, outro ponto facultativo municipal – pegou muita gente de surpresa, conforme mostrado pelo Diário de Contagem.
Matéria relacionada
Farmácia Distrital fecha sem aviso aos usuários