Foto: Grêmio Estudantil Margem Esquerda/Divulgação
Estudantes da Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, decidiram ocupar a instituição de ensino a partir desta quinta-feira (27), em protesto contra a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, também conhecida como “PEC do teto dos gastos públicos”, e contra a Medida Provisória (MP) 746, que propõe a reforma do ensino médio no Brasil.
Mais de mil instituições de ensino em todo o país foram ocupadas nas últimas semanas. Esta é a primeira no município. A decisão dos alunos aconteceu um dia depois da manifestação feita por eles na avenida João César de Oliveira, a principal da cidade.
De acordo com estudantes do grêmio estudantil Margem Esquerda, por ora, as aulas continuarão sendo ministradas normalmente na escola. Confira, abaixo, a íntegra da nota divulgada por eles na última quarta-feira (26).
“COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO ESCOLAR AOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL HELENA GUERRA:
Ficou decido em assembleia geral dos alunos dos turnos da manhã e da tarde, realizada no dia 26 de outubro de 2016, a OCUPAÇÃO da escola, em protesto á PEC 241/2016 E MP 746/2016. A ocupação começa amanhã, de primeira instância com as aulas ocorrendo de forma normal, em respeito aos alunos do 3º ano com a proximidade do ENEM. A programação da ocupação será postada ao longo dos próximos dias.
Atenciosamente,
Margem Esquerda.
#OCUPATUDO!”