Comandante da Guarda Municipal de Contagem, Levi de Souza Sampaio, discursa durante solenidade
Foto: Elias Ramos/Divulgação
Foto: Elias Ramos/Divulgação
A Guarda Municipal de Contagem (GMC) recebeu as 50 primeiras armas e os respectivos documentos de porte, durante solenidade no Centro Integrado de Defesa Social (Cids), nesta sexta-feira (16). O evento também marcou a inauguração do canil e do Centro de Instrução de Armamento e Tiro da corporação.
Contagem foi o primeiro município mineiro a autorizar o armamento de guardas municipais. Os 50 profissionais que receberam as armas participaram de uma capacitação técnica para manuseio e porte durante 160 horas/aula, além de um curso de qualificação de 80 horas/aula e uma prova de capacidade técnica. Ao todo, a GMC recebeu 20 revólveres calibre 38 e 30 pistolas 380.
No Centro de Instrução de Armamento e Tiro, os guardas receberão a capacitação para manuseio e emprego das armas. Um estande de tiro foi construído no Parque Fernão Dias para a realização de treinamentos e curso de formação de novo profissionais da GMC.
Já o canil foi inaugurado nas dependências do Cids e possui quatro boxes para abrigar os animais. O espaço tem por finalidade o policiamento preventivo com cães; demonstrações de cunho educacional e recreativo; faro de entorpecentes; operações de busca; resgate e salvamento com apoio aos demais órgãos da segurança pública; formaturas e desfiles de caráter cívico-militar e atividades de cinoterapia (trabalhos voltados a crianças com necessidades especiais).
Além de médico veterinário e profissionais formados em adestramento canino, a GMC possui dois cães. A cadela Hanna, da raça labrador, de quatro anos, treinada para faro de entorpecentes; e o cão Guerron, da raça pastor alemão, de cinco anos, treinado para apresentação em escolas e usado para Dog Show.