Data de publicação: 09-02-2017 15:42:00

ARTIGO - Escolha da profissão

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Reprodução Internet
 
Sebastião Alvino Colomarte*
 
Um dos grandes dilemas dos estudantes do ensino médio ocorre quando é chegada a hora da escolha da futura profissão. Essa decisão é de fundamental importância, uma vez que norteará a vida do jovem. O recomendável é que ele seja orientado de acordo com suas características, aptidões e interesses.
 
Não é uma decisão das mais fáceis, porque é preciso fazer uma escolha acertada. Assim, algumas características e aptidões demonstradas pelos jovens podem auxiliar nessa difícil empreitada. Antes de tudo, é de fundamental importância conhecer a fundo a diversidade de carreiras existentes no mercado, bem como suas peculiaridades. O papel da família é fundamental nessa hora.
 
Alguns jovens, influenciados pela família ou pelos amigos, começam, desde a infância, a árdua tarefa de definir a carreira profissional que mais lhe agrada. E isso poderá ajudar na hora em que deverá optar por um determinado curso para atingir seu objetivo.
 
É muito comum, por falta de uma boa orientação, que muitos estudantes de educação superior acabem abandonando os cursos ao constatarem que fizeram uma opção equivocada de trajetória profissional. Em relação ao ensino público, investimentos feitos são perdidos, sendo que uma vaga em potencial que poderia beneficiar um aluno com vocação para aquela área é fechada, em virtude do abandono do curso por aquele aluno que se arrependeu.
 
Ocorre que a grande maioria, devido à pouca experiência de vida e até mesmo por falta de conhecimento, não tem condições de definir o caminho que pretende trilhar para o futuro profissional.
 
Antes de qualquer definição, é essencial que o estudante busque todas as informações necessárias sobre a profissão que pretende abraçar. Isso diz respeito ao exercício da mesma, oportunidade que ela oferece no mercado de trabalho, a faixa salarial do profissional que a exerce, campo de atuação profissional etc.
 
Nesse sentido, a escolha da profissão também deve ser precedida da preparação dos pais, da escola e, se possível, orientada por profissionais qualificados. Nesse caminhar, ocorre a interface entre aquilo que se aprende na teoria com a prática, proporcionando a transformação do jovem em um profissional habilitado e qualificado para concorrer ao mercado de trabalho tão exigente e competitivo.
 
No Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), nos deparamos sempre com essa angústia dos jovens estudantes. Um exemplo que podemos citar é daquele jovem que desejava cursar artes cênicas, mas o pai não permitiu que o filho optasse por esse caminho, dizendo ele que primeiro deveria fazer um curso para ganhar dinheiro. O jovem então se matriculou no curso de Direito, formou-se, entregando o diploma para o pai. Em seguida, matriculou-se em artes cênicas, hoje é um palhaço e, com muito orgulho, de sucesso.
 
*Professor e superintendente-executivo do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais e diretor da AC Minas
 
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo jornal Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do veículo.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br