Foto: PMC/Divulgação
O prazo para pagamento da segunda parcela do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) residencial de Contagem venceu no último dia 5, mas muitos contribuintes queixam-se de não ter recebido as notificações de pagamento antes do vencimento – em alguns casos, nem mesmo depois dele.
Uma moradora do bairro Eldorado que pediu para não ter a identidade revelada afirmou que recebeu a notificação de pagamento da parcela única ou primeira parcela faltando poucos dias para o limite (5 de maio). Neste mês, não recebeu nenhum comunicado e acabou pagando multa por atraso.
“Além de ter que me adaptar a essa novidade que é a cobrança do IPTU residencial, já que eu tive isenção nos últimos quatro anos, desde que me mudei para Contagem, ainda tive que correr atrás e emitir eu mesma o boleto da segunda parcela, porque a prefeitura não me enviou nada até hoje (dia 14). Infelizmente, porém, só me lembrei disso dois dias depois do vencimento”.
Pelas redes sociais, outros moradores do município reclamaram da falta de informações e de envio das guias para quem fez a escolha de pagar o imposto à prestação. "E a segunda parcela do IPTU, quando vence? Já mandaram as guias? Não recebi. Onde obter informações?", postou uma contribuinte, no último dia 8.
Contraponto
A Prefeitura Municipal de Contagem (PMC) negou que tenha deixado de encaminhar as notificações de parcelamento do IPTU e informou que elas “são enviadas a todos os contribuintes por meio dos Correios, exceto os que tenham sido identificados com algum problema no endereço (incompleto ou desatualizado)”.
Ainda de acordo com a PMC, dos 82.384 lançamentos, 13.400 proprietários de imóveis pagaram o imposto à vista e aproximadamente 13 mil pediram revisão ou isenção (no caso de aposentados e pensionistas). Outros 56 mil (68% do total) optaram pelo parcelamento.
Segundo a administração municipal, o contribuinte que não tiver acesso à internet para emitir a segunda via da guia do pagamento em parcelas – caso ela não chegue no endereço de cobrança – deve solicitá-la no atendimento presencial da Receita Municipal, na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, 1.887, no bairro Cidade Industrial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou na Unidade de Atendimento Integrado no bairro Cabral; ou, ainda, no atendimento do Protocolo Central da sede da prefeitura.