Foto: Reprodução Internet
As aulas nas escolas estaduais de Minas Gerais só começarão em 19 de fevereiro, após o Carnaval. O novo calendário escolar foi divulgado por meio da Resolução SEE nº 3.652, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (5).
No dia 15 do mês que vem, somente os professores devem retornar às atividades de planejamento pedagógico, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O último dia letivo do ano está previsto para 18 de dezembro.
“Dessa forma, iniciamos o ano escolar efetivamente após o feriado, sem nenhum prejuízo no cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária anual dos estudantes”, disse a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça.
A novidade, no entanto, desagradou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), que já estuda um calendário de mobilização para fevereiro. Em nota, a entidade afirmou que a posição do governo estadual “explicita que suas escolhas não são nem os trabalhadores nem o direito da população à educação”.
Folga prolongada
Ainda conforme informado pela SEE, as férias de julho acontecerão do dia 16 ao dia 27 e a “semana do professor”, em outubro, de 15 a 19 – totalizando dez dias, por causa da emenda com o feriado de Nossa Senhora Aparecida, que cai em uma sexta-feira, neste ano.