Foto: TempoClima/Reprodução
A semana começa com chuva significativa em boa parte de Minas Gerais. A instabilidade é provocada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), definida como uma persistente banda de nebulosidade com orientação noroeste-sudeste, que se estende do Sul e do Leste da Amazônia até o Sudoeste do oceano Atlântico Sul, de acordo com o Centro de Climatologia PUC Minas TempoClima.
A ZCAS, normalmente, ocorre durante o verão, com mais frequência em dezembro. É esse o sistema que vem atuando, principalmente, no Norte do Estado e no Espírito Santo, nos últimos dias.
A partir da próxima quarta-feira (7), a tendência é de que a ZCAS perca força sobre Minas, mas as chances de chuva permanecem grandes, devido ao calor e à umidade disponíveis na atmosfera. A previsão, porém, é de que ocorram mais pancadas a partir da tarde, inclusive, na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Nesta segunda-feira (5), o tempo segue encoberto com chuva a qualquer hora no Centro, Leste, Norte, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Nas outras regiões, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuva.
Na RMBH, a semana começa com tempo encoberto e chuva intermitente. Em Contagem, a temperatura fica amena. A máxima esperada para o dia é de 23°C, segundo o TempoClima.
Nos últimos três dias, choveu muito nas regiões Norte, Noroeste e Leste do Estado, por causa da atuação da ZCAS, responsável pela instabilidade atmosférica. Em alguns municípios, o acumulado pluviométrico superou os 100 milímetros somente no domingo (4).