Obra de Letícia Pinto que integra exposição “O Quadrilátero”, do Projeto Tudoaver
Foto: Letícia Pinto/Divulgação
Foto: Letícia Pinto/Divulgação
As exposições de junho do Projeto Tudoaver, em Contagem, entram em cena a partir da próxima terça-feira (4), com a mostra “O Quadrilátero”, da fotógrafa Letícia Pinto. Nas imagens, ela apresenta um olhar particular sobre a região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, que ela vem retratando há uma década.
Cada obra foi criada pela fusão de camadas de fotografias, em ambiente digital. Recursos de edição foram usados para modificar relações de espacialidade e para dar mais ou menos solidez às figuras, conforme a visão da artista sobre o tema. A seleção de fotografias deu-se por meio de dois critérios: formal (cores, texturas) e relacional (continuidade e semelhança, associações e contraposições).
As fotografias poderão ser vistas, gratuitamente, no Mercado Central de Contagem, até 30 de junho.
História recontada
Outra exposição do Tudoaver do próximo mês é a que relembra a história de uma menina judia nascida na Alemanha de 1929. “Aprendendo Com Anne Frank - Histórias que ensinam valores” é uma mostra itinerante que chega à galeria do Centro Cultural de Contagem na próxima quarta-feira (5), trazida pelo Núcleo Anne Frank Belo Horizonte.
Com medo do avanço do nazismo, a família de Anne mudou-se para a Holanda, onde o pai dela construiu um anexo secreto à fábrica dele. A menina, então com 13 anos, os familiares e outros quatro judeus viveram escondidos no local por dois anos, até serem descobertos, em 1944.
Durante a reclusão, Anne escreveu um diário, contando sobre o dia a dia do esconderijo, as notícias da guerra, seus medos, assim como seus sonhos, anseios, contos e reflexões. Os escritos foram achados e publicados pelo pai, único sobrevivente do anexo. Atualmente, “O Diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos do mundo, traduzido para mais de 70 idiomas.
A exposição em Contagem também traz palestras e oficinas que ajudarão na compreensão do holocausto, da cultura judaica e dos direitos humanos, atualmente. Ela segue em cartaz até 28 de junho, gratuitamente.
Foto: Divulgação

A menina Anne Frank, que viveu dois anos em esconderijo na Holanda
Mercado Central de Contagem
Rua Humberto de Môro,391 – Inconfidentes
Visitação: de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h; domingos, das 7h às 13h
Centro Cultural de Contagem
Rua Doutor Cassiano, 120 – Centro
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h