Foto: Divulgação
Belo-horizontino radicado em Contagem desde o nascimento, o músico e compositor André Oliveira, de 33 anos, fará uma apresentação gratuita na próxima quinta-feira (8), no teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir das 19h.
O show “Oná – Diversidade Gerais” marca o lançamento do CD autoral “Oná”, que traz 12 composições instrumentais em ritmo de choro, baião, afoxé e músicas mineira e afro-brasileira.
André Oliveira sobe ao palco acompanhado por Daniel Guedes (percussão), Bruno de Oliveira (contrabaixo) e André Siqueira (flautas). Eles contarão, ainda, com as participações especiais de Matheus Ribeiro (piano) e de Paula Carolina (voz).
Além de interpretar canções próprias, Oliveira vai homenagear músicos brasileiros consagrados durante a apresentação.
Origens
“Oná” é uma palavra ioruba (língua nigero-congolesa do grupo Kwa) que significa “caminho”, e foi escolhida para dar nome ao CD em função das raízes africanas da música nacional e da riqueza rítmica que ela carrega, elementos que “refletem a caminhada do artista e o legado de seus ancestrais, em uma trajetória que continua ao longo dos tempos”.
Com 15 anos de carreira, Oliveira acumula funções. Ele é guitarrista do Groove Barracão, regente do Coral Arte e Canto de Contagem, arranjador e instrumentista dos grupos Arranjo Musical e Musical Casa de Vó, também trabalha com criação e gravação de trilhas para publicidade, e já foi integrante do Grupo Quinto do Choro.
No ano passado, ele foi premiado no Festival de Música Marolo de Ouro de Paraguaçu, no Sul de Minas, pelo melhor arranjo para a música "Cheiro de Saudade", de autoria própria.
ALMG
Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho | Belo Horizonte