Foto: Divulgação
Uma possível municipalização do entreposto da Central de Abastecimento de Minas Gerais S/A (CeasaMinas) em Contagem foi discutida nesta terça-feira (22) em Brasília (DF). O prefeito Alex de Freitas (sem partido) participou de uma reunião na Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia para tratar do assunto.
De economia mista e supervisionada pelo Ministério da Agricultura, a empresa está na lista de candidatas à privatização do governo federal. A proposta da Prefeitura de Contagem é elaborar um estudo de viabilidade da criação de um fundo imobiliário, em parceria com a União, com a prerrogativa de emissão de Certificados de Potencial Adicional de Construção.
“Os certificados seriam comercializados com o mercado sob a responsabilidade desse fundo a ser criado”, informou o Executivo municipal.
A intenção da medida, segundo a prefeitura, é promover o desenvolvimento da região em que está sediada a CeasaMinas e, em contrapartida, gerar recursos financeiros para o município.