O beco que liga a avenida João César de Oliveira à Escola Estadual Helena Guerra, no bairro Eldorado, foi finalizado no último sábado (23), com os grafites promovidos pelo projeto NuBeco, da Casa Criativa. A Prefeitura de Contagem fez a reforma da travessia.
Segundo o coordenador da iniciativa, Rafael Aquino, esse foi o primeiro beco revitalizado que teve a ajuda do Executivo. Dessa vez, a ação também contou com a parceria das Minas de Minas e o apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
“Tivemos a participação de 36 artistas de vários Estados, que deram cores e vida ao beco. O Encontro Nacional Delas - Mulheres no Graffiti veio a Contagem participar e transformou o evento de grafite em um dos melhores que a cidade já teve”, ressaltou Aquino.
A prefeitura participou da intervenção colocando piso antiderrapante e tátil, reboco nas paredes e instalação de iluminação com lâmpadas de LED. Segundo o administrador da regional Eldorado, José Carlos Menezes, as reformas serão realizadas em mais seis becos até o fim do ano.
“Esse beco foi escolhido como piloto porque atende ao maior número de pessoas. A reforma faz parte do programa 'Obra na rua, é rápida, é sua', da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, e a revitalização dos demais becos seguirá o mesmo modelo”, afirmou Menezes, ainda no início das obras.
A arte dos grafiteiros se estendeu até os muros da Escola Estadual Helena Guerra. Os grafites melhoraram a fachada da instituição, que há anos não passa por reformas de verdade.

Artistas convidados:

Links relacionados:
Becos ganham vida em Contagem
Becos do Eldorado serão reformados
Projeto NuBeco entra novamente em ação