Foto: Ricardo Lima/PMC
As obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Lúcio de Abreu (foto), na regional Sede, em Contagem, foram concluídas. De acordo com a prefeitura, a instituição de ensino vai oferecer 188 vagas para crianças de 1 a 5 anos em dois turnos, e outras 94 vagas para o período integral.
Foram investidos R$ 1,7 milhão na criação da nova Umei, conforme informado pelo Executivo.
“O projeto arquitetônico adotado foi baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto nos aspectos físico e psicológico, quanto no intelectual e no social. Foram levadas em consideração as diversidades que temos no país, fundamentalmente em aspectos ambientais, geográficos e climáticos, em relação às densidades demográficas, os recursos socioeconômicos e os contextos culturais de cada região, de modo a propiciar ambientes com conceitos inclusivos, aliando as características dos ambientes internos e externos (volumetria, formas, materiais, cores, texturas) com as práticas pedagógicas, culturais e sociais”, informou a Secretaria de Comunicação, por meio de nota.
Novas Umeis
Segundo o texto, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) pretende inaugurar a Umei Lúcio de Abreu e outras quatro unidades ainda neste ano: nos bairros Arvoredo, Vale das Orquídeas, Tropical e Colonial, para atender, ao todo, 1.300 estudantes de 0 a 5 anos.
“O valor total será de mais de R$ 10 milhões na construção das cinco Umeis. As do Arvoredo, do Vale das Orquídeas, do Tropical e do Colonial terão capacidade de atendimento de até 396 crianças em dois turnos (matutino e vespertino), e de 188 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 1 a 5 anos e 11 meses”, diz a nota.
De acordo com a Seduc, a educação infantil de Contagem possui, atualmente, 93 serviços divididos entre escolas municipais, Umeis, creches conveniadas e anexos.