Foto: Robson Rodrigues
Projetos de Leis - PLs para mudanças de nomes de ruas e praças, e para conceder declarações de utilidade pública às entidades assistenciais, serão votados durante a reunião plenária remota da Câmara Municipal de Contagem, dessa terça-feira (1º).
Os PLs contidos na pauta de votação do legislativo contagense chama a atenção, principalmente diante das grandes dificuldades que a cidade enfrenta durante a pandemia do Covid 19.
Chama a atenção também, a quantidade de reuniões plenárias com pautas livres, reuniões que não tem nenhum Projeto de Lei para ser votado. Somente em 2020, foram cinco reuniões com pautas livres.
Pauta
Vereador Bruno Barreiro (PV) apresentou três Projetos de Leis - PLs para mudanças de denominações de nomes de ruas e praças. As justificativas apresentadas seriam homenagear antigos moradores das regiões.
O mesmo vereador também apresentou outro PL que declara de utilidade pública a Associação Filantrópica Restaurando Vidas. Esse Projeto de Lei não teve justificativa.
Já o vereador Daniel do Irineu (PP) foi mais além, apresentou um Projeto de Lei solicitando a denominação de um logradouro público, uma rua sem nome e sem saída no bairro Condomínio San Remo. A rua receberia o nome de Alameda Geraldo monteiro de Castro, mas o parlamentar não justificou e nem apresentou o senhor homenageado.
O vereador Wellington Ortopedista (PRB), que também apresentou um PL para mudança de nome de rua, pelo menos foi mais cuidadoso na justificativa.
Segundo o parlamentar, a rua B no bairro Morada Nova deve ser denominada como rua Oito para facilitar a localização. A rua B seria a sequencia da rua Oito e o nome seria unificado para facilitar o trabalho dos carteiros e a chegada das correspondências até os moradores da região.
O Vereador Jerson Braga Maia – “Caxicó” (CIDADÂNIA), apresentou um Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação Diaconia – FA’S e também não justificou a importância da preposição.
Finalmente, o vereador Pastor Itamar (PSC), apresentou outro Projeto de Lei que declara de utilidade pública a “Associação Comunitária dos Bairros Cabral, Cândida Ferreira e Adjacências – ACC”, também sem qualquer justificativa.

Geralmente, as pautas das reuniões plenárias são postadas no site da Câmara Municipal de Contagem às sextas-feiras que antecedem os encontros semanais dos vereadores realizados às terças-feiras.
A mesa diretora, na pessoa do presidente da Casa Daniel Carvalho (PL), tem o poder e a autonomia de definir o teor da pauta de votação. Ele também é responsável por conduzir os trabalhos do legislativo contagense.
Links relacionados
Campanha do abraço faz parte da primeira reunião plenária (2008)
Segunda reunião plenária, segunda com pauta livre (2014)