Foto: Reprodução Internet
O protocolo de segurança para a retomada das aulas presenciais em Minas Gerais foi apresentado nesta quinta-feira (1º) pelas secretarias estaduais de Saúde (SES-MG) e de Educação (SEE-MG). A adoção das medidas será obrigatória em todas as escolas, já o retorno dos alunos é facultativo.
De acordo com a SEE-MG, a partir da próxima segunda-feira (5), as instituições de ensino estão autorizadas a reabrirem, mas apenas para o planejamento de atividades e para o acolhimento dos funcionários pelos diretores.
No dia 19, as unidades que oferecem o terceiro ano do ensino médio e que estão localizadas em municípios inseridos na onda verde do plano Minas Consciente poderão voltar a receber os estudantes.
“Entendemos que esse grupo é uma prioridade devido à proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirma a secretária estadual de Educação, Julia Sant'anna.
O término do ano escolar está previsto para 30 de janeiro de 2021, e as férias, para fevereiro. Dessa forma, o próximo ano letivo terá início em março do ano que vem.
Processo gradativo
No período compreendido entre 5 e 9 de outubro, todas as escolas estaduais passarão por uma checagem da aplicação do protocolo sanitário a fim de se reforçar a segurança dos servidores, dos alunos e das comunidades escolares, segundo a SEE-MG.
“Até o dia 9, as Superintendências Regionais de Ensino terão 100% de um checklist assinado por cada um dos diretores da rede e validado pelos inspetores escolares do Estado. Esse procedimento tem o objetivo de verificar questões como a disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, bem como a organização da escala de estudantes, considerando os parâmetros de distanciamento”, adiantou Julia.
Ainda de acordo com a secretária, nenhum aluno será obrigado a retornar às salas de aulas. “Como apenas as escolas localizadas em municípios da onda verde do Minas Consciente estão autorizadas a retomar as atividades presenciais, é indispensável que haja um diálogo com os prefeitos para que se tenha uma consonância com o município. Vale destacar também que nós seguiremos com a execução do modelo remoto de atividades. Assim, a decisão de enviar os alunos para as escolas ou não segue como um direito e escolha dos pais/responsáveis”.
Diretrizes
Durante a coletiva de imprensa que apresentou os principais pontos do protocolo de volta às aulas no Estado, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacou que o documento segue orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
“Recomendo que a população leia o protocolo, uma vez que a retomada das atividades presenciais nas escolas envolve toda a sociedade. O documento busca contemplar todos os parâmetros, bem como os diferentes ambientes da atividade escolar”, ressaltou.
Matéria relacionada
Aulas presenciais podem ser retomadas em 5 de outubro em Minas