Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil
Foi prorrogado para as 23h59min do dia 8 o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 inserirem uma foto pessoal no sistema. Inicialmente, os candidatos teriam até a última quinta-feira (1º) para realizar o procedimento, que é obrigatório.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, a prorrogação de uma semana foi decidida “em função do volume de acessos ao sistema em um único dia”. Aqueles que já haviam incluído a fotografia não precisam repetir a operação.
A imagem precisa ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não são permitidas fotos de pessoas com óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. É preciso mostrar o rosto inteiro, com boa iluminação e foco, bem como estar nos formatos de arquivo JPEG ou PNG (tamanho máximo de 2 MB).
As provas da edição 2020 do exame estão marcadas para 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). A aplicação do Enem deste ano foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus.
Matéria relacionada
Enem: estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro