Foto: Defesa Civil/Divulgação
Com os termômetros passando dos 30°C diariamente e a umidade relativa do ar lá embaixo, os mineiros vêm sonhando com chuva e refresco. Mas a Defesa Civil de Minas Gerais fez um alerta, nesta quinta-feira (8), para a possibilidade de ocorrerem eventos climáticos bruscos durante a temporada primavera/verão.
“Historicamente, o período compreendido entre os meses de outubro e março é propenso à ocorrência de tempestades severas, temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial”, diz o superintendente de gestão de desastres do órgão, major Carlos Eduardo Lopes.
De acordo com a Plataforma de Registro de Eventos de Tempo Severo (Prets), que monitora os eventos climáticos em todo o país desde 2018, as regiões metropolitana de Belo Horizonte, Sul, Triângulo, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata são as que registram mais tempestades e chuvas de granizo no Estado.
“A Prets já armazenou mais de 300 relatos de granizo em território mineiro do início das atividades de monitoramento até aqui. Ainda em relação à queda de granizo, uma das mais significativas ocorreu em São Tomás Aquino, no Sul, com tempestade severa que gerou pedras de 6 cm de diâmetro em 4 de fevereiro deste ano”, destaca Lopes.
Cuidados
A orientação da Defesa Civil – já que não é possível impedir que tais fenômenos ocorram – é que a população acompanhe a previsão do tempo e a emissão de alertas localizados. No segundo caso, é possível cadastrar o telefone pessoal no Sistema de Envio de Alertas. Basta enviar uma mensagem de SMS para o número 40199 com o CEP da localidade de interesse.
“Se as pessoas tivessem o costume de verificar as previsões e os alertas meteorológicos, poderiam evitar o risco de serem surpreendidas por eventos adversos e até mesmo de vivenciarem desastres”, avalia o superintendente.
Diante dos eventos climáticos severos já em ocorrência, a recomendação do especialista é reforçar as medidas de segurança: procurar abrigos seguros para se proteger das pedras de gelo e também de possíveis inundações; não se esconder debaixo de árvores nem coberturas metálicas frágeis, com risco de queda; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de propaganda ou de algo que possa se desprender sob ventos fortes; e evitar entrar em engarrafamentos, ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.
“Colocar película protetora nos vidros do carro, por exemplo, evita o risco de estilhaços. Reforçar as telhas comuns por telhas mais resistentes, como as telhas de concreto, ou impermeabilizar os telhados para evitar infiltração podem minimizar ou mesmo evitar estragos maiores”, completa Lopes.