Data de publicação: 26-11-2020 11:30:00

Cuidado, é golpe! Cemig alerta clientes sobre ação de bandidos

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Foto: Reprodução Internet
 
A prática recorrente de golpes contra clientes levou a Cemig a emitir um alerta para que a ação de estelionatários não faça mais vítimas em Minas Gerais, sobretudo pela internet, meio que vem sendo muito utilizado durante o período de pandemia de Covid-19.
 
Segundo a empresa, três modalidades de crimes são mais frequentes. Uma delas é por contato telefônico, geralmente feito com estabelecimentos comerciais. Golpistas se apresentam como representantes da 4ª Vara Federal ou da Justiça Federal para cobrar um suposto débito e avisar que, caso ele não seja quitado, o medidor de energia será retirado do local. O consumidor, então, recebe um boleto bancário por e-mail ou WhatsApp em nome de empresas ou pessoas físicas que não possuem nenhuma relação com a Cemig Distribuição.
 
De acordo com a companhia, normalmente, essas ligações são feitas a partir de um telefone 0800. Os três números mais usados pelos criminosos são 0800 878 7751, 0800 591 3065 e 0800 878 9783. O esquema já ficou conhecido como “golpe da 4ª Vara”.
 
“Os clientes que possuem débitos cobrados judicialmente pela Cemig são formalmente notificados pela Justiça para se manifestarem sobre a cobrança. Essa notificação é realizada, normalmente, por correspondência, dificilmente por telefone. Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, recomendamos aos nossos clientes que, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura”, orienta o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian.
 
Furtos e descontos
 
Outra forma de aplicar golpes é ir até a casa dos consumidores e se apresentar como funcionário da Cemig. Nesses casos, os criminosos pedem para entrar no imóvel com a alegação de que precisam verificar a rede elétrica em algum cômodo. Como normalmente são deixados sozinhos, eles aproveitam o momento para furtar objetos, móveis e eletrodomésticos.
 
“É importante esclarecer que nenhum profissional a serviço da Cemig tem autorização para entrar na residência dos clientes. Apenas em situações em que o medidor se encontra dentro da propriedade é que o funcionário pode entrar e ir até o local do padrão, mas nunca no interior da casa. Também devemos ressaltar que, em situações como essas, os funcionários devem estar portando crachá de identificação e uniformizados”, ressalta Cancian.
 
O terceiro tipo de golpe elencado pela empresa é aplicado pelo WhatsApp. Uma mensagem é enviada ao cliente informando que ele terá um desconto na fatura e, em seguida, ele recebe um link para fazer o pagamento.
 
“É importante ressaltar aos nossos clientes que, em função da legislação do setor elétrico, a Cemig não concede descontos na conta de luz. Para conferência dos valores faturados e cobrados, os clientes podem consultar a fatura original recebida ou acessar nossos canais digitais para coleta das informações ou segunda via da fatura”, diz o gerente de Arrecadação e Adimplência.
 
Medidas de precaução
 
A companhia orienta os consumidores a acionarem o “Fale com a Cemig” por meio do número 116 em caso de cobranças via telefone. Já a consulta a valores pendentes pode ser feita por meio do WhatsApp, no número (31) 3506-1160, do Telegram (@cemigbot), por SMS, pelo número 29810, pelo App Cemig Atende e pela Agência Virtual.
 
“Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado um boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação”, recomenda a empresa.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br