Foto: PMC/Divulgação
O içamento das vigas de sustentação do viaduto das Américas II, em Contagem, vai provocar alterações no trânsito nos próximos dias (confira no fim da matéria). Segundo a Via 040, concessionária que administra a BR-040, as mudanças ocorrerão das 22h de sexta-feira (29) às 22h de sábado (30) no sentido Sete Lagoas/Belo Horizonte. Na direção contrária, as intervenções vão acontecer das 22h de sábado à 0h30min de segunda-feira (1º).
De acordo com a prefeitura, uma operação organizada em conjunto pela Transcon com a Via 040 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai “mitigar os impactos no trânsito da região”.
As estruturas que serão içadas têm a função de transferir o peso do tabuleiro do elevado – por onde os veículos vão trafegar – para os pilares dele.
As obras, orçadas em R$ 3 milhões, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (também conhecido como Corporação Andina de Fomento), têm o objetivo de eliminar o gargalo para quem trafega pela Avenida das Américas e na rodovia federal, bem como melhorar a integração entre as regiões Nacional, Ressaca e Sede.
Além da duplicação do antigo viaduto das Américas, o projeto prevê a remodelagem de todas as alças e ramos da interseção, assim como o tratamento das vias que alimentam diretamente o fluxo no local, conforme informado pelo governo municipal.

Fonte: Via 040