Fotos: Divulgação / reclamante
Segundo o leitor, algumas podas de árvores nas ruas Costa e Silva e Rodrigues Alves, no bairro JK, têm sido feitas sem critério e sem cuidado com a saúde das árvores.
Estariam suprimindo árvores saudáveis sem necessidade e por pessoas sem conhecimento. O reclamante reforçou ainda, que equipes estariam perguntando aos moradores se querem cortar alguma árvore.
Nota da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem - Semac
Segundo o Semad, todos os pedidos de poda ou supressão são previamente vistoriados e analisados pelos técnicos que avaliam a situação fitossanitária de cada indivíduo arbóreo para estabelecer a real necessidade e qual a melhor intervenção a fazer.
Sempre é observada a segurança, a questão ambiental e os preceitos estabelecidos pela legislação vigente. Após esta análise é emitida uma ordem de serviço para o setor responsável para execução do serviço definido. Em casos de denúncias de poda ou corte de árvores sem a devida autorização é feita a fiscalização e a autuação pela fiscalização ambiental.
No caso relatado que “equipes estariam perguntando aos moradores se querem cortar alguma árvore”, é recomendado que seja feita a denúncia formalmente com dados, nomes, datas e outras informações para que seja feita a devida apuração e responsabilização dos responsáveis.
No caso da poda de árvores nas ruas Costa e Silva e Rodrigues Alves, no bairro JK, foram executadas de acordo com as recomendações estabelecidas pela área técnica. Ainda de acordo com a Semad, 90% dos pedidos de podas e cortes são realizados por solicitação dos próprios moradores.
