Foto: Reprodução/Internet
O prazo para inscrição de projetos de iniciação científica da educação básica estadual de Minas Gerais, que terminaria nesta segunda-feira (23), foi prorrogado para 31 de agosto. Com isso, o resultado será divulgado em 8 de outubro.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, os grupos compostos por professor orientador e estudantes pesquisadores deverão elaborar o projeto e apresentá-lo à gestão escolar, que selecionará uma iniciativa da instituição para inscrição, feita por este formulário on-line.
O objetivo da ação é estimular a pesquisa e a reflexão sobre temas contemporâneos, por meio da aplicação de metodologias científicas. Assim, os alunos podem identificar problemas em seus contextos sociais e propor soluções.
Como participar
Os projetos inscritos deverão ser de autoria de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, do 1º e 2º ano do ensino médio, do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental, 1º período da EJA Ensino Médio e professores de ensino médio da rede estadual.
Cada iniciativa deve ter entre dez e 12 alunos e um orientador por unidade escolar.
Além disso, os projetos científicos devem ser elaborados dentro de alguma das quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Cada escola terá um projeto selecionado, somando 400 contemplados, no total. Metade são relacionados ao eixo Territórios de Iniciação Científica e os outros 200 ao de Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora.
Mais informações podem ser obtidas no edital do processo de seleção.