Data de publicação: 22-09-2021 17:45:00 - Última alteração: 22-09-2021 16:55:27

Projeto de Lei que incentiva compostagem é aprovado pela Câmara de Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução/Internet

Um Projeto de Lei (PL) aprovado pela Câmara Municipal de Contagem na última semana busca criar um programa que incentiva a compostagem de resíduos orgânicos na cidade. Segundo o texto, o objetivo é fazer com que condomínios, instituições públicas e privadas adotem a prática. O PL, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT), ainda precisa ser sancionado pelo executivo municipal para se tornar legislação.

O projeto, apresentado em maio deste ano, prevê a diminuição do volume de resíduos orgânicos nas ruas e nas residências do município e a melhoria na qualidade dos resíduos de potencial reciclável, que poderão ser mais bem separados. O PL cita ainda a promoção da prática dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar.  

Entre as medidas previstas para a execução do programa, está a divulgação de informações e o ensino das técnicas de compostagem, bem como o incentivo da prática nos órgãos públicos e nas escolas municipais. 

Segundo Moara Saboia, após a aprovação do projeto, o objetivo é expandir o conhecimento sobre a compostagem. "Pretendemos regulamentar a publicidade de produtos associados ao manejo de resíduos orgânicos; criar planos de orientação de gerenciamento dos resíduos sólidos a grandes redes de supermercados, atacadistas e comerciantes; implantar a ideia em feiras livres por meio da educação ambiental e do aproveitamento integral dos alimentos". 

Compostagem

O médico, professor da UFMG e idealizador do projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, explica que a compostagem de resíduos orgânicos é feita por meio da fermentação de restos de alimentos, especialmente. Nesse processo, cria-se um insumo que pode ser reaproveitado. “A compostagem é uma forma de retornar para o campo, para a agricultura e até para os canteiros da cidade um adubo orgânico de ótima qualidade”, destaca.

A autora do PL afirmou que a geração desse adubo natural vai contribuir para fomentar a autonomia alimentar. "As pessoas poderão utilizar esta técnica em suas próprias hortas, seja em casa ou no trabalho. E, ainda, a compostagem poderá promover o associativismo, dando voz para a comunidade acerca das questões ambientais. Ou seja, será possível integrar a cidade em comunhão com a natureza, com o todo, e isso a tornará mais sustentável", disse Moara Saboia. 

O professor Apolo Heringer Lisboa ressalta também que a prática traz benefícios para o meio ambiente, uma vez que reduz a quantidade de resíduos descartados em lixões e aterros sanitários, que “tornam a região perigosa para ser ocupada por séculos adiante, pois produzem gases e pode haver deslizamento de terra, devido à chuva que se infiltra. Dá muito trabalho, mesmo depois de desativado”, complementa.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br