Aconteceu no último sábado (27), presencialmente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG e também virtualmente para todo o Estado, a 5ª Conferência Estadual do Partido Rede Sustentabilidade. O encontro escolheu, por aclamação, os novos integrantes do Diretório Estadual, sem disputas internas.
Segundo o pré-candidato a Deputado Federal, Kaká Menezes (Rede), as decisões na Rede Sustentabilidade são sempre realizadas por aclamação para que o consenso evite as disputas internas.
“Sempre foi assim e essa é uma orientação de Marina Silva. Nos grandes partidos há verdadeiras guerras internas e tudo é decidido por meio de eleições. Aqui, não. Todos têm garantido o direito de fala e o consenso realmente evita conflitos e as disputas internas. As eleições que participamos são apenas aquelas que escolhemos participar no processo eleitoral normal”, explicou Kaká Menezes.
Kaká disse que o partido Rede não tem dono, é um ambiente familiar e que tem como inspiração a mantenedora de sonhos e utopias, Marina Silva.“Coloquei minha vida nesse partido e agradeço muito por participar da Rede e por me dar a possibilidade de ajudar mais pessoas por meio da política pública sem vaidades e sem disputas de poder”, disse.

A deputada Estadual Ana Paula Siqueira, a anfitriã na conferência realizada na ALMG, disse que está com desafios imensos no plenário lutando pela sustentabilidade, justiça social e promoção da igualdade.
“A pandemia nos trouxe várias dúvidas e dificuldades, mas nos trouxe a possibilidade de fazer uma conferências também de forma virtual, dando a oportunidade de todos participarem. Tenho muito orgulho por estar na Rede e pelo crescimento da bancada de vereadores no Estado, que passou de 27 em 2016, para 45 em 2020. Minas Gerais foi o estado que mais cresceu, porque elegemos prefeitos, vice-prefeitos e tivemos um total de 1.134 candidaturas no último pleito. Isso graças a colaboração de todos, por isso agradeço a cada um”, disse.

Por vídeo, a ex-candidata à presidência da República, Marina Silva e a ex-senadora Heloísa Helena, deram boas vindas a todos presentes na Assembleia Legislativa de Minas e virtualmente para os filiados em várias cidades do Estado.
Marina Silva ressaltou a necessidade e a importância da reeleição da deputada Ana Paula Siqueira que, segundo ela, faz um ótimo trabalho no Estado e representa muito bem as mulheres na política.
“Ana, você tem todo o meu apoio e principalmente minha gratidão. É uma questão de honra reeleger você, porque quando vemos um bom filme, lemos um bom livros, queremos bis e você trabalha muito e merecemos bis. Quero cumprimentar também todos os nossos vereadores e vereadoras na pessoa do vereador de BH, Gilson Guimarães e o nosso coordenador da Executiva Nacional e pré-candidato a Deputado Federal, Paulo Lamac, uma pessoa muito articulada e com total capacidade de conduzir o nosso partido”.
Marina Silva aproveitou a oportunidade para criticar o ministro da Economia Paulo Guedes que, segundo ela, ganha muito dinheiro com especulações e com informações privilegiadas pelo cargo que ocupa no governo e também criticar o presidente.
“O presidente Bolsonaro não se importa com a vida de ninguém. Vetou um projeto e impediu o acesso à internet para milhares de professores em plena pandemia. Prejudicou milhões de estudantes que não tiveram condições de assistirem às aulas remotas. Ele ainda vetou a ida de médicos da Fiocruz nas aldeias para atender aos povos indígenas que vivem na penúria com desnutrição, malária e contaminados por metais pesados como o mercúrio, usado pelos garimpeiros que poluem os rios estimulados pelo presidente Bolsonaro”, denunciou Marina, acrescentando que se o próximo presidente do Brasil tiver como aliado o “Centrão”, não servirá para o país.

A ex-senadora Heloísa Helena, que atualmente é assistente parlamentar do líder da oposição, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que percebeu a dificuldade de muitos em se conectar na internet, reclamando do som, da imagem e imaginou como estudantes, pais, avós e professores passaram aperto para assistirem as aulas remotas durante a pandemia.
“O prejuízo no aprendizado foi enorme. Milhões de pessoas foram impactadas fisicamente e intelectualmente. Fui convidada para ser a porta voz nacional do partido e aceitei, porque a Rede é um partido extremamente necessário, principalmente neste momento de pandemia, de crise econômica e política, quando acontecem tantas agressões ao meio ambiente. Por isso queremos levar nossos compromissos e valores para as ruas e conquistar a sociedade para disputarmos as próximas eleições no ano que vem”, disse Heloísa Helena.
O coordenador da Organização Nacional da Rede, Gustavo de Biase, disse, já de início, que “é preciso lutar contra esse governo genocida e fascista de Bolsonaro. O Partido Rede Sustentabilidade é um dos mais necessários no momento para a defesa da democracia, da Constituição Cidadã, para defender a dignidade humana e o direito dos trabalhadores. Mas queremos agora vacina no braço e fora Bolsonaro”, finalizou.

O coordenador de Comunicação Nacional, da Executiva Nacional e pré-candidato a Deputado Federal, Paulo Lamac, disse que é um prazer participar de um partido conduzido por duas grandes mulheres, Marina e Heloísa.
“Cumprimento também, a deputada estadual Ana Paula Siqueira, que está fazendo um grande trabalho em um mandato irretocável. Graças ao trabalho dos pré-candidatos, eleitos e militantes, o partido Rede de Minas Gerais, cresceu acima da proporção, se comparado com as eleições de 2016 e 2020. A Rede é um espaço que oportuniza a participação de candidatos diversos e múltiplos como o vereador Gilson de Belo Horizonte. Todos são motivos de orgulho e satisfação para a Redes Sustentabilidade. O partido conta com cada um para ajudar a reconstruir o nosso país. O nosso desafio é ajudar a atingir a cláusula de barreira e acredito que teremos uma chapa robusta com capacidade de eleger vários deputados estaduais e federais. Isso porque temos candidatos de alta capacidade”, frisou Lamac, ex-vice-prefeito no primeiro governo de Alexandre Kalil.
O prefeito de Nova Era, Txai Costa, disse que as políticas públicas estão cada vez mais difíceis porque a maioria foi destruída pelo atual governo federal. “Precisamos reforçar a base de apoio no Congresso Federal e acredito que a Rede Sustentabilidade terá um papel importante.

O vereador de Belo Horizonte, Gilson Guimarães (Rede), disse que atualmente, por coincidência, ocupa o mesmo gabinete do ex-vereador Paulo Lamac, o qual foi assessor parlamentar. Ele contou as dificuldades que passou morando em várias vilas e favelas da capital, que enfrentou enchentes e um câncer, mas venceu as batalhas.
“Não morrerei enquanto a promessa de Deus não se cumprir, ó Deus de Abraão. Aqui na Rede somos unidos e ninguém vira a cara pra ninguém, como acontece em outros partidos políticos. Sou da base de apoio do prefeito Kalil (PSD) e estamos conseguindo atender e levar obras para dentro das comunidades. Estamos reformando praças no aglomerado da Serra para melhorar a vida das pessoas. Nas últimas eleições fui ameaçado, agredido e nem estava cotado para ganhar, mas fui eleito porque estou no radar de Deus, lembrou.
O pré-candidato a Deputado Federal, Kaká Menezes (Rede), em pesquisa de opinião para o Senado Federal realizada entre 17 a 20 de julho de 2021, ficou com 2,4% das intenções de votos, à frente de candidato com mandato.

Vários convidados de igual importância discursaram e também agradeceram ao Partido Rede Sustentabilidade pelo acolhimento e pela forma respeitosa e isonômica que todos são tratados.
Como a escolha dos novos representantes do Diretório Estadual foi por aclamação, os nomes e os cargos foram anunciados, e todos foram convidados para a fotografia oficial do evento.
Também estiveram presentes:
Wesley Diógenes - porta-voz Nacional
Gustavo de Biase - coordenador de Organização Nacional
Paulo Miranda - coordenador de Organização Nacional
Paulo Lamac - coordenador de comunicação Nacional e da Executiva Nacional
Txai Costa - prefeito de Nova Era
Ana Paula Siqueira - deputada Estadual
Gilson Guimarães - vereador de Belo Horizonte
Murilo - vereador Uberlândia
Rodrigo Cadeirante - vereador Montes Claros
Betão do Porto - vereador Governador Valadares
Lucas Arruda e Tiago BRAZ - vereadores Poços de Caldas
Celinho Lopez - vereador de Ubá
Zezinho do Salão - vereador de Salinas
Hélber Borges - vereador Cambuquira