Foto: CBMMG/Divulgação
As investigações continuam para apurar as causas da queda do helicóptero que vitimou instrutor e aluno durante voo de treinamento no último domingo (19), no bairro Kennedy, em Contagem. O local da queda da aeronave fica bem próximo ao heliponto da Escola de Pilotagem EFAI.
A aeronave Schweizer H269 - PR caiu entre algumas árvores, dentro de um terreno próximo a Escola de Pilotagem EFAI. A escola disse em nota, que ainda não sabe as causas do acidente, mas que as investigações vão esclarecer o que ocorreu para causar a queda da aeronave.

Aeronave do mesmo modelo da acidentada
Segundo informações do Corpo de Bombeiros - CBMMG, testemunhas disseram que antes de cair o helicóptero perdeu potência. Instrutor e aluno que estavam na aeronave, tiveram ferimentos leves, foram retirados conscientes do helicóptero e socorridos.
Diante das imagens dos destroços do helicóptero é possível constatar a gravidade do acidente e a sorte que tiveram o Instrutor de Voo Geraldo Gonçalves Teixeira e o aluno Daniel Lucas Lyra Ramos, que saíram ilesos do grave acidente.
A aeronave caiu por volta das 9h40, entre árvores, dentro do terreno da central de distribuição de uma rede de supermercados. Segundo a EFAI, o helicóptero sofreu danos graves, mas conseguiu preservar a vida dos ocupantes.

Aeronaves do mesmo modelo da acidentada
NOTA OFICIAL DA EFAI
Ocorrência: ACIDENTE
Aeronave: SCHWEIZER H269 - PR-EFA
Data: 19/02/2023
A EFAI – Escola de Aviação Civil Ltda vem a público informar sobre o acidente ocorrido na manhã de hoje, 19 de fevereiro de 2023, com um helicóptero de Instrução Aérea da Empresa.
Durante uma atividade de instrução de voo, o helicóptero de matrícula PR-EFA sofreu um acidente logo após a sua decolagem da localidade SNHN, por problema ainda não identificado e que será fruto de investigação pelo órgão competente.
A aeronave sofreu danos graves, contudo, a integridade física dos ocupantes, o Instrutor de Voo, Geraldo Gonçalves Teixeira e o aluno Daniel Lucas Lyra Ramos, foi preservada, tendo os dois saído ilesos do ocorrido.
A EFAI está prestando a assistência necessária aos envolvidos e todos os meios já foram acionados. A segurança dos nossos alunos é sempre a nossa prioridade e estamos trabalhando incansavelmente para garantir que todos os protocolos de segurança sejam rigorosamente seguidos.
O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – SERIPA III foi informado e está preparando uma equipe para se deslocar do Rio de Janeiro (sua sede) para Contagem com o objetivo de realizar a ação inicial no local do acidente, atividade que deverá ocorrer ainda hoje.
Em conjunto com a Polícia e o Corpo de Bombeiros da região, a EFAI providenciou a guarda do local como forma de preservar indícios que certamente irão auxiliar na investigação.
A aeronave está com seu certificado de aeronavegabilidade válido e estava sendo operada dentro dos limites de peso e balanceamento para as condições do momento do acidente. Os pilotos estão com as respectivas habilitações e certificado médico aeronáutico também válidos.
Por fim, reiteramos que a EFAI é um Centro de Instrução de Aviação Civil comprometido com a formação de pilotos de helicópteros e com a excelência em todas áreas de atuação. Seguiremos atuando com seriedade, transparência e responsabilidade, mantendo sempre o nosso compromisso com a segurança e com a formação de profissionais competentes e comprometidos.
