Fotos: CBMMG
O grave acidente que aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º), na Via Expressa, próximo a BR-040, na divisa entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem (MG), causou grande congestionamento em ambos os sentidos da via.
Um caminhão-tanque carregado com 15 mil litros de combustível, tombou por volta das 4h na altura do bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste da capital mineira.
Com o tombamento do caminhão gerou vazamento de aproximadamente 7.000 litros de diesel, gasolina e etanol. A via foi totalmente interditada por causa do risco de explosão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, três viaturas e 12 militares participaram da operação, que utilizou espuma especial para eliminar o risco de incêndio. O combustível vazou nos bueiros da região, causou uma potencial contaminação e risco ao ambiental.
O motorista do caminhão afirmou que seguiu a orientação do GPS que o direcionou para um lote vago. Desgovernado, o veículo desceu uma ladeira, invadiu a contramão e tombou. Com o impacto, o tanque desprendeu do chassi do caminhão. O condutor, por sorte, não se feriu.
A interdição da via durou mais de sete horas. Por volta das 12h20, o sentido Centro começou a ser liberado, mas o trânsito no sentido Contagem ainda estava sendo desviado por dentro do bairro Coração Eucarístico.
Os motoristas enfrentaram longos engarrafamentos e precisaram buscar rotas alternativas para evitar a região do acidente.
O Corpo de Bombeiros utilizaram barreiras para conter o combustivel que vazava para as bocas de lobo próximas ao local do tombamento. Medidas preventivas para tentar evitar que o combustível atingisse o Rio Arrudas, o que não foi confirmado pelos orgãos ambientais.
Fonte: CBMMG