Foto: Bad Treino AC 5
Estado mineiro se destaca com 22 atletas na competição, todos apoiados pelo programa Bolsa Atleta. A competição terá início nessa quarta-feira (28) e segue até 8 de setembro, com a maior participação de atletas brasileiros.
Minas Gerais é o segundo estado com mais participantes na delegação brasileira, empatado com o Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo, que contará com 71 esportistas.
O Brasil vai enviar 280 atletas para as Paralimpíadas, um recorde em competições internacionais, onde 274 deles fazem parte do programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte, o que corresponde a 97,86% dos convocados.
O programa tem sido fundamental para o desenvolvimento do esporte paralímpico no país. Em 2023, mais de R$ 57 milhões foram investidos nos atletas das modalidades paralímpicas.
Entre os mineiros que estarão em Paris, destaca-se Gabriel Araújo, conhecido como "Gabrielzinho". Natural de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, o nadador é um dos grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, com três medalhas conquistadas nos Jogos de Tóquio em 2020.
Gabriel, que nasceu com uma doença congênita que impediu a formação dos braços e pernas, encontrou na natação uma forma de superação desde a infância e, aos 22 anos, é considerado um gigante na modalidade.
Bocha Treino Paris AC 4
A natação mineira será representada por mais seis atletas, entre eles Ana Karolina Soares, João Pedro Brutos, Laila Suzigan e Mayara Petzold, todos beneficiados pela Bolsa Atleta Pódio.
No tênis paralímpico, Minas Gerais terá quatro representantes: Marliane Amaral Santos no tênis de mesa, e Daniel Alves, Leandro Gonçalves, e Gustavo Carneiro no tênis em cadeira de rodas.
No atletismo, Claudiney Batista e Izabela Campos competirão no lançamento de disco. Já no vôlei sentado, Caroline Fernandes e Janaína Petit representarão o estado, enquanto no halterofilismo, Lara Aparecida Ferreira e Mateus de Assis estarão na disputa.
Outras modalidades também contarão com a participação de mineiros: Claro Lopes e Ana Carolina Silva competirão no Taekwondo e no judô, respectivamente, enquanto Katia Aparecida Ferreira (Goalball), Letícia Freitas (triatlo) e Mateus Rodrigues (bocha), acompanhado de seu calheiro Oscar Carvalho, completarão a delegação mineira em Paris.
Fonte: Assessoria de imprensa