Foto: Henrique Azevedo/Divulgação
Com um enredo que mescla a progressiva perda de memória causada pelo Alzheimer e a breve duração da fama, o curta-metragem *Deslembranças*, de Amaury Júnior, estreia no dia 7 de novembro, às 19:30h, no Cineart ItaúPower Shopping, em Contagem.
A obra, com entrada gratuita e classificação livre, acompanha a história de Maria (Iza Madhu), uma atriz em ascensão que precisa lidar com o avanço da doença em sua mãe, Joana (Márcia Gonçalves), enquanto enfrenta o temor de ser esquecida.
Inspirado pelas próprias experiências familiares com a doença, Amaury Júnior buscou trazer uma reflexão sobre a importância dos laços afetivos diante das perdas que o Alzheimer impõe.
"O Alzheimer me instigou a questionar: o que é de nós sem as memórias que construímos?”, comenta o diretor, que também escreveu o roteiro e interpreta um papel secundário na produção de 20 minutos.
Realizado através da Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Secretaria de Cultura de Contagem, “Deslembranças” busca sensibilizar o público sobre os impactos emocionais da doença e a importância dos vínculos familiares.
Gravado entre Contagem e Belo Horizonte, o filme apresenta paisagens e locais conhecidos das cidades mineiras. Segundo Amaury, o processo de filmagem, que durou cerca de 12 meses, envolveu desafios logísticos, principalmente na coordenação de múltiplas locações.
Após a estreia no ItaúPower, ”Deslembranças” será exibido em festivais de cinema e poderá, futuramente, ser acessado em plataformas digitais.
Amaury Júnior é formado em Engenharia Civil, Teatro e Psicanálise, e atua como escritor e humorista. *Deslembranças* marca sua estreia como diretor de cinema.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, o Alzheimer afeta cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que 1,76 milhão de idosos vivam com algum tipo de demência.
Serviço:
Filme: “Deslembranças”
Estreia: quinta-feira, 7 de novembro, às 19:30h
Cineart ItaúPower Shopping, av. General David Sarnoff, 5.160, Cidade Industrial, Contagem
Entrada gratuita com ingressos no Sympla
Fonte: Assessoria de imprensa