Data de publicação: 21-11-2024 22:37:00 - Última alteração: 21-11-2024 22:39:04

Aleijadinho recebe homenagem histórica no Palácio da Liberdade

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Leo Bicalho 

Nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi homenageado com um retrato colocado na Sala dos Grandes de Minas, do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

O reconhecimento histórico promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) reafirma a importância da cultura afro-brasileira no Brasil. A homenagem consagra o maior expoente do barroco nas Américas como símbolo da cultura e identidade brasileira. 

O retrato oficial do artista negro Aleijadinho, uma obra em óleo sobre tela de Euclásio Penna Ventura, foi produzido no século 19. Agora  o retrato figura ao lado de nomes como Santos Dumont, Juscelino Kubitschek e Tiradentes. 

Aleijadinho é o primeiro negro a integrar este panteão, reforçando a contribuição do povo negro para a história e cultura de Minas Gerais e do Brasil.  

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, estava faltando o povo negro nessa sala. 

“Por anos, esquecemos que Aleijadinho representa a própria identidade brasileira, sendo mestiço, filho de um português e de uma negra escravizada. Ele trouxe as feições negras para sua arte e fundou a primeira escola de arte barroca das Américas no século 18", disse.  

O evento também contou com uma apresentação do Coral Vozes de Campanhã, do Quilombo de Justinópolis, Ribeirão das Neves.

Aleijadinho: O Gênio do Barroco

Nascido em Ouro Preto em 1738, Aleijadinho superou adversidades impostas pela escravidão e uma grave doença que lhe deformou o corpo para criar um legado artístico inigualável.

Entre suas obras mais conhecidas estão os Doze Profetas de Congonhas, reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco.  

Mais do que um escultor, Aleijadinho é um símbolo de resistência, espiritualidade e transformação cultural. Ele mostra como a arte pode vencer barreiras históricas e sociais.  

Fonte: Assessoria de imprensa
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