Fotos: Ronnie Von/PMC
Diversos setores da administração municipal se mobilizaram para atender a população atingida pelo temporal da quarta-feira (1º/1). Segundo a prefeitura, foi uma média de 32,7 mm de precipitação na cidade que enfrentou alagamentos, quedas de árvores e danos às infraestruturas.
A Subsecretaria de Defesa Civil, em parceria com as secretarias de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, conduziu a força-tarefa para reparar os danos e prestar assistência emergencial às famílias.
As regiões mais afetadas foram Ressaca, Industrial, Eldorado e Petrolândia.
De acordo com a secretaria, foram distribuídos 15 colchões e 19 frascos de hipoclorito para limpeza, além da entrega de 37 marmitas para a comunidade da Vila Bonanza, uma das mais impactadas.
Locais mais impactos e ações implementadas:
Na região Ressaca, o córrego Sarandi transbordou, deixando carros ilhados na avenida Severino Ballesteros. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.
Já na Vila Bonanza, o córrego Tapera elevou a lâmina d'água a 1,3 metro, alagando várias residências.
No bairro Darcy Vargas, na região Eldorado, uma árvore de grande porte caiu e interditou um imóvel. Os moradores receberam assistência social e decidiram ficar com familiares.
Na região Industrial, o Protocolo Teresa Cristina foi ativado para monitorar e bloquear vias em situação de risco.
Equipes da Semobs realizaram obras emergenciais, como a contenção de erosão nas ruas João Gomes Cardoso (Jardim Laguna) e José Rodrigues Guilherme (Fonte Grande).
Na avenida das Américas e na Marginal da BR-040, próximo ao Hotel Ibis, a aplicação de massa asfáltica a frio foi usada para corrigir buracos em condições críticas.
Monitoramento
Os pluviômetros automáticos do Cemaden registraram acumulados que variaram de 25,81 mm no bairro Retiro a 34,51 mm no bairro São Caetano (Petrolândia). Já os equipamentos manuais instalados no aterro sanitário, marcaram volumes de até 66,7 mm.
Serviço:
Apoio emergencial
Defesa Civil de Contagem
Telefone: 199
WhatsApp: (31) 99931-7498
Horário de atendimento: 24h
Fonte: PMC