Em encontro com moradores do bairro Quintas Coloniais nesta terça-feira (7/1), a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), anunciou a implantação de uma nova galeria pluvial na Avenida Dulce Geralda Diniz, para conter as recentes enchentes.
A galeria também será instalada na rotatória da Avenida Maracanã, com a criação de novas bocas de lobo para escoamento da água e eliminar o represamento que causa os alagamentos frequentes.
Dentro do circulo vermelho, a construção da av. Maracanã - Google
Marília Campos ressaltou que, embora algumas melhorias já tenham sido realizadas, outros problemas estão sendo priorizados.
“Sabemos que ainda há questões a resolver, mas os impactos já foram reduzidos. Agora estamos comprometidos em avançar com soluções definitivas dos problemas”, afirmou a prefeita.
Córrego Maracanã canalizado para construção da av. Maracanã - Foto: Luci Sallum/PMC
Detalhes do projeto
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, explicou que a nova galeria será acompanhada por melhorias na drenagem e na capacidade de escoamento da água, incluindo um grande bueiro no córrego das Hortaliças.
Segundo o coordenador de engenharia da secretaria, Pedro Paulo dos Santos, o projeto segue um cronograma que priorizou intervenções emergenciais na Avenida Maracanã que será concluído em 2026.
“As obras incluem a instalação de novas manilhas e outras medidas para minimizar os impactos das chuvas”, explicou.
Reunião com moradores do bairro Quintas Colonias, em Contagem - Foto: Luci Sallum/PMC
Desafios e compromissos
A prefeita reconheceu os desafios enfrentados pela Prefeitura neste período chuvoso, que também trouxe problemas em áreas como Vila Marimbondo, Parque Sarandi e Avenida Severino Ballesteros.
No caso das regiões do Nacional e Ressaca, a prefeita disse que vai em busca de financiamentos para a construção de mais três bacias de detenção ao longo do córrego Sarandi, como forma de minimizar as enchentes no Parque Sarandi, na avenida Severino Ballesteros e na Praça do Divino que também ficaram alagados.
Enchente na Avenida Dulce Geralda Diniz
Além da prefeita, participaram do encontro os secretários Viviane França (Defesa Social), Marius Carvalho (Desenvolvimento Social), Marco Túlio Freitas (Desenvolvimento Urbano), Rodrigo Paiva (Comunicação), vereadores, administradores regionais e moradores.
Fonte: PMC