Fotos: PMMG / Divulgação e ICMBio / Divulgação
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), um trabalho de inteligência e uma operação conjunta de diversos órgãos, identificou quatro pessoas envolvidas na extração ilegal de minério no Ribeirão da Prata, afluente do Rio das Velhas.
A ação resultou no desmantelamento de um garimpo ilegal na Serra do Gandarela, em Raposos, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Por causa da dificuldade de acesso e a falta de segurança, o local foi alvo de uma primeira incursão do Batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente, que solicitou apoio do Comando de Operações em Mananciais e Áreas de Florestas (Comaf) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Os agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram da operação, já que o crime ocorreu dentro do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
Operação
Dos quatro indivíduos flagrados na prática criminosa, dois foram detidos pela Polícia Militar e outros dois conseguiram fugir.
Equipamentos utilizados no garimpo, como uma balança, uma balsa e um motor de sucção, foram apreendidos e destruídos pela equipe de fiscalização, em conformidade com a lei de crimes ambientais.
Segundo o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal, a integração entre os órgãos envolvidos foi importante para o sucesso da operação:
“Estamos fortalecendo a atividade de inteligência ambiental para maior assertividade e eficiência das ações e combate mais forte aos ilícitos ambientais identificados”, disse.
Importância da ação
A extração ilegal de minério compromete a qualidade dos recursos hídricos, a biodiversidade local e a integridade do Parque Nacional da Serra do Gandarela, um dos mais importantes mananciais da região.
Serviço:
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por meio do serviço de Inteligência Ambiental da Semad pelo telefone 155 ou pelo site oficial do governo de Minas Gerais.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também recebe denúncias e disponibiliza informações sobre unidades de conservação ambiental.
Fonte: Secom - Governo de Minas