Data de publicação: 09-01-2025 21:07:00 - Última alteração: 09-01-2025 21:12:08

Garimpo ilegal e criminoso na Serra do Gandarela é desmantelado

Fotos: PMMG / Divulgação e ICMBio / Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), um trabalho de inteligência e uma operação conjunta de diversos órgãos, identificou quatro pessoas envolvidas na extração ilegal de minério no Ribeirão da Prata, afluente do Rio das Velhas.

A ação resultou no desmantelamento de um garimpo ilegal na Serra do Gandarela, em Raposos, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

Por causa da dificuldade de acesso e a falta de segurança, o local foi alvo de uma primeira incursão do Batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente, que solicitou apoio do Comando de Operações em Mananciais e Áreas de Florestas (Comaf) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). 

Os agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram da operação, já que o crime ocorreu dentro do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Operação

Dos quatro indivíduos flagrados na prática criminosa, dois foram detidos pela Polícia Militar e outros dois conseguiram fugir. 

Equipamentos utilizados no garimpo, como uma balança, uma balsa e um motor de sucção, foram apreendidos e destruídos pela equipe de fiscalização, em conformidade com a lei de crimes ambientais.

Segundo o subsecretário de Fiscalização Ambiental da Semad, Alexandre Leal, a integração entre os órgãos envolvidos foi importante para o sucesso da operação: 

“Estamos fortalecendo a atividade de inteligência ambiental para maior assertividade e eficiência das ações e combate mais forte aos ilícitos ambientais identificados”, disse.

Importância da ação

A extração ilegal de minério compromete a qualidade dos recursos hídricos, a biodiversidade local e a integridade do Parque Nacional da Serra do Gandarela, um dos mais importantes mananciais da região.

Serviço:

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por meio do serviço de Inteligência Ambiental da Semad pelo telefone 155 ou pelo site oficial do governo de Minas Gerais.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também recebe denúncias e disponibiliza informações sobre unidades de conservação ambiental.

Fonte: Secom - Governo de Minas
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br