Av. Água Branca com Rua Joaquim Camargos, no bairro Água Branca
Fotos: PMC
Fotos: PMC
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem - Transcon, a instalação das placas indicativas que alertam motoristas e pedestres, terminou nesta quarta-feira (5/2). O objetivo é prevenir acidentes nos principais pontos de risco da cidade.
Segundo a Prefeitura de Contagem, a ação visa alertar motoristas e pedestres sobre locais propensos a inundações, para reduzir o número de incidentes em dias de chuva intensa.
A escolha dos locais foi feita com base em registros de ocorrências e estudos técnicos da Defesa Civil de Contagem, que identificaram as áreas mais vulneráveis. A Transcon foi responsável pela execução do projeto que teve o apoio da Defesa Civil.

Av. Teleférico com Av. Pio XII, bairro Água Branca
Tipos de sinalização
De acordo com a Transcon foram implantadas 53 placas indicativas e 25 faixas de tecido indicando os riscos em vários bairros da cidade. Os tipos de sinalização variam conforme a gravidade do risco e as características do local:
Placas convencionais e faixas de tecido – São utilizadas em locais com risco moderado de alagamento ou onde há obras de drenagem. Essas sinalizações são flexíveis e podem ser ajustadas conforme necessário como acontece na Avenida Teleférico, no bairro Água Branca.
Braços projetados – São estruturas mais robustas e fixas, instaladas em pontos críticos de alagamento severo, para garantir maior visibilidade para os condutores. Situação que acontece nas avenidas Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas e Água Branca, no Jardim Bandeirantes, em Contagem.

Av. Água Branca com Rua Joaquim Camargos, no bairro Água Branca
Monitoramento contínuo e ações preventivas
A Transcon informa que além da sinalização fixa, a Diretoria de Operações de Trânsito (DOT) mantém monitoramento ativo em áreas vulneráveis, principalmente nos períodos de chuvas intensas. Em casos emergenciais, novas sinalizações temporárias podem ser instaladas para alertar a população.
A Transcon pede respeito às sinalizações e evitem atravessar áreas alagadas de carro ou a pé. As placas de alerta servem para dar mais segurança e minimizar os impactos causados pelas chuvas fortes.
Para mais informações ou em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e a Transcon pelo 118.
Vias onde a nova sinalização foi implantada:
- Av. Teleférico com Av. Pio XII, bairro Água Branca;
- Av. Água Branca com Rua Joaquim Camargos, no bairro Água Branca;
- Av. Firmo de Matos esquina com a Av. David Sarnoff, bairro Eldorado;
- Av. Alvarenga Peixoto sob Viaduto da Rodovia Fernão Dias, bairro Inconfidentes;
- Av. Vila Rica com Rua Rio Pardo , bairro Inconfidentes;
- Av. Vila Rica com Rua Rio Comprido, bairro Inconfidentes;
- Av. Firmo de Matos esquina com Av. Vila Rica, bairro Inconfidentes;
- Rua Expedicionários com Rua Cruzeiro do Sul, bairro Novo Progresso;
- Av. Águas Marinhas com Rua Safira (Rotatória), Parque Turistas;
- Av. Tiradentes com Rua Felipe dos Santos, Nacional;
- Rua Joaíma com Rua Fluorita, Carajás;
- Rua Felisbino com Av. Maracanã, Quintas Coloniais;
- Av. João Gomes Cardoso com Av. Fernão Dias, bairro Laguna;
- Av. João Gomes Cardoso com Av. Severino Ballesteros, Ressaca;
- Av. Severino Ballesteros com Viaduto Av. das Américas, Ressaca;
- Av. Severino Ballesteros com Alameda dos Rouxinóis, bairro Cabral.

Rua Felisbino esquina com a Av. Maracanã, no bairro Quintas Coloniais
Ocupações irregulares
Vale ressaltar que todos os locais que receberam as placas indicativas de alertas são baixadas, os chamados “Fundo de Vales”, regiões onde quase sempre existem córregos e rios, a maioria canalizados, assoreados e com as margens ocupadas irregularmente.
Este cenário é suficiente para a ocorrência de enchentes. Situações que continuam em andamento, como é o caso da Rua Felisbino esquina com a Av. Maracanã, no bairro Quintas Coloniais, que está literalmente no meio da obra de canalização do Córrego Maracanã e a construção da via com o mesmo nome.
Fonte: PMC