Fotos: João Cavalcanti
Aos 82 anos, o artista mineiro retorna com a exposição “Art-Cylabas”, obras únicas que “escondem” palavras e sentidos, basta mudar o ponto de vista. A primeira exposição acontece no dia 12 de maio, em Ibirité, e 6 de agosto, em Contagem.
A genialidade de Dom Cylesio, pseudônimo de Cylas Paulo Silva, volta a ganhar destaque com a exposição “Art-Cylabas”, para encantar o público com um estilo artístico tão inusitado quanto instigante.
Aos quase 82 anos, o artista autodidata apresenta criações que mudam de significado conforme a posição da tela, um verdadeiro jogo visual de palavras, formas e sentidos.

Artista mineiro, Dom Cylesio, pseudônimo de Cylas Paulo Silva, 82 anos
A primeira exibição acontece no dia 12 de maio, às 15h30, na Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, onde ficará até 17 de junho.
Em seguida, a mostra chega ao Big Shopping, em Contagem, com abertura marcada para 6 de agosto, permanecendo até 7 de setembro.
As obras de Dom Cylesio transcendem a estética tradicional. Em cada tela, ele esconde uma palavra, que só se revela completamente ao girar a imagem.
Essa característica ímpar fez com que seu trabalho conquistasse admiradores no Brasil e no exterior, com obras presentes em coleções na Alemanha, Estados Unidos, Itália e diversas cidades brasileiras.
Mesmo daltônico, Dom Cylesio transforma cores e traços em mensagens inteligentes, emocionantes e por vezes bem-humoradas.
Após enfrentar problemas de saúde e um afastamento das atividades artísticas, ele voltou à ativa ao lado das filhas, Mima Oliveira e Jack Ventura, que hoje também produzem e dão continuidade à obra do pai.


O projeto da exposição foi vencedor do edital Aldir Blanc, que reforçou o reconhecimento da originalidade do artista.
“Eu fico muito feliz. E feliz ainda mais por ver minhas filhas levando isso adiante”, celebra Dom Cylesio, emocionado com o reencontro com o público e o legado familiar.
A exposição promete ser uma experiência visual e sensorial, com criações que instigam o olhar e a curiosidade de quem passa.
Mais do que obras, são enigmas poéticos que só se completam com a interação do visitante. Um convite à imaginação e à reflexão sobre a pluralidade dos sentidos e da arte.
Serviço:
Exposição: Circulação Exposição Art-Cylabas – Dom Cylesio
Ibirité – Fundação Helena Antipoff
Abertura: 12/5 (domingo), às 15h30
Período: 12/5 a 17/6
Horário de visitação: 8h às 16h30
Contagem – Big Shopping
Abertura: 6/8 (terça-feira), às 10h30
Período: 6/8 a 7/9
Entrada gratuita
Mais informações: @mima.oliveira.art | @benet.arte | @tremmineiro
Fonte: Assessoria de imprensa