Fotos: Divulgação
Evento reuniu mais de 2 mil sugestões e teve participação da maioria dos estados foi realizado de 6 a 9 de maio em Brasília. O evento marcou a retomada do maior espaço de diálogo democrático sobre políticas ambientais no Brasil após quase 12 anos.
Para representar o município de Contagem, as professoras e ambientalistas Cristina Oliveira e Vanderleia Reis, foram eleitas delegadas para defender propostas locais, entre elas, o retorno do trem de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tema que ganhou força nas discussões.

A conferência, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, reuniu representantes da sociedade civil, governos estaduais e municipais, movimentos sociais e ambientalistas.
As mais de 2 mil propostas foram inicialmente apresentadas em todo o país. Ao final dos debates, 10 propostas prioritárias foram aprovadas, com destaque para a criação de um programa nacional de agentes comunitários de educação ambiental, sugestão levada por Contagem e Belo Horizonte e que ganhou apoio nacional.
“A proposta foi construída em nossa Conferência Municipal e aprovada também na etapa estadual. Ver a proposta ser acolhida na Conferência Nacional é uma vitória enorme para nossa causa ambiental”, celebrou Cristina Oliveira, integrante do movimento SOS Vargem das Flores.

Outro ponto relevante defendido pelas representantes de Contagem foi a inclusão do transporte ferroviário como política pública de mobilidade urbana e mitigação das mudanças climáticas.
“A volta do trem de passageiros não é apenas uma questão de transporte, mas uma estratégia crucial para a redução dos gases do efeito estufa e enfrentamento da crise climática”, reforçou Cristina.

Além da logística eficiente e do apoio do governo federal para a realização do evento, a conferência foi elogiada por garantir espaço efetivo de participação da sociedade.
“Diferente da etapa estadual, que foi toda virtual por falta de recursos, a Conferência Nacional teve excelente estrutura, com deslocamento, alimentação e hospedagem para os delegados”, destacou Cristina Oliveira.

Marina Silva e Margareth Menezes participam da cerimônia de encerramento da Conferência Nacional
A ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), exaltou o caráter democrático da conferência e reforçou que nenhuma proposta será descartada.
“O que não foi priorizado não será encostado. Vamos fazer o manejo sustentável dessa riqueza de ideias”, afirmou. Para ela, a CNMA é referência de participação social que contribui diretamente na formulação de políticas públicas.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também esteve presente e destacou o papel do Brasil no avanço do desenvolvimento sustentável. “Estamos melhorando a qualidade de vida com respeito à natureza. Todos são e vivem a natureza”, pontuou.

Transformação ecológica em foco
Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, a 5ª CNMA organizou os debates em cinco eixos principais: Mitigação das mudanças climáticas, Adaptação e preparação para desastres, Justiça climática, Transformação ecológica, Governança e educação ambiental.

O evento representou um marco no fortalecimento da agenda ambiental do país e consolidou propostas como base para novos programas e ações em nível federal, estadual e municipal.
“Saímos fortalecidos da conferência, com a certeza de que o Brasil está retomando o protagonismo ambiental e que Contagem está contribuindo para essa transformação”, concluiu Cristina Oliveira.
