Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG
A segunda Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Contagem, essa, ênfase na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), foi inaugurada nesta segunda-feira (19/5), no shopping da avenida Babita Camargos, no Cidade Industrial.
O Governo de Minas promete mais de 400 atendimentos diários, para beneficiar cerca de 600 mil pessoas de Contagem, da capital e de Ibirité.
Mas o modelo da nova unidade já gerou questionamentos por ser exclusiva para emissão da CIN e com atendimento feito apenas com agendamento prévio online. Para muitos cidadãos, o modelo se torna mais um obstáculo para o público que não tem acesso à internet.
No discurso, o vice-governador Mateus Simões afirmou que “cada nova UAI é uma vitória para os mineiros, por reunir mais de 250 serviços em um só espaço”. Mas a estrutura recém-inaugurada não oferece toda essa gama de serviços.
Com mais essa inauguração, agora são 55 UAIs em Minas, oito delas na RMBH. Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), as unidades já realizaram mais de 5 milhões de atendimentos apenas em 2024.
A secretária Silvia Listgarten defende que a política das UAIs “é uma forma de dar capilaridade ao acesso público e garantir dignidade”, acredita.

Estrutura da nova unidade
Com 192 m², a nova unidade conta com 20 guichês, dois postos de recepção, totem de autoatendimento e atendimento climatizado, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
A implantação foi fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), que também gerencia a UAI do Shopping da rua Paineiras, no bairro Eldorado, onde são oferecidos mais de 40 serviços diferentes, como CNH, seguro-desemprego, CadÚnico e outros.
A estrutura da nova unidade UAI, voltada exclusivamente para a CIN, foi pensada para “atender à crescente demanda por documentação na cidade”, justificam os gestores.

Acesso aos serviços
A limitação de serviços, aliada à exigência de agendamento prévio exclusivamente online (por meio do Portal MG ou do aplicativo MG App Cidadão), tem gerado críticas da população.
Muitos usuários relatam dificuldade para conseguir agendar horários, especialmente idosos e pessoas sem acesso fácil à internet.
Muitos acreditam que o governo “cria dificuldades para vender facilidades”, já que mesmo com 55 UAIs em Minas, a burocracia obriga o cidadão a voltar várias vezes ou contratar um despachante para serviços relacionados a documentação de veículos e habilitação de condutores CNH, atendimentos bastante solicitados.
Serviço:
Nova UAI Contagem – Shopping do Avião
Av. General David Sarnoff, nº 5040 – Cidade Industrial – Contagem/MG
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Exclusivo para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Agendamento obrigatório: www.mg.gov.br ou Aplicativo: MG App Cidadão (disponível para Android e iOS)
Em Minas Gerais, a primeira emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Mas a emissão de segunda via ou em casos de perda/extravio, é cobrada uma taxa de R$ 110,62.
Há isenções para casos de furto/roubo (com apresentação de BO) e hipossuficiência de renda (com comprovação).
Mais informações e serviços: Portal MG ou na página da Seplag-MG
Fonte: Agência Minas