Agência dos Correios na avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado, em Contagem - Foto: Google Maps
A parceria entre a Previdência Social, o INSS e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - Correios, coloca, a partir de 30 de maio, 4.730 agências para atender aposentados e pensionistas em todo o país.
Segundo o Governo Federal, a nova medida deve facilitar o acesso do atendimento presencial direto e desburocratizado.
O atendimento presencial gratuito para aposentados e pensionistas possibilita a consulta das possíveis vítimas de descontos indevidos feitos por associações, diretamente no benefício do INSS.
O anúncio da parceria aconteceu na quarta-feira (22), pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Segundo ele, os Correios têm como principal público os beneficiários mais vulneráveis e com dificuldade de acesso à internet ou ao aplicativo Meu INSS, que poderão recorrer às agências próximas.
“Estamos garantindo que nenhum aposentado ou pensionista fique sem resposta. É um atendimento olho no olho, especialmente para quem precisa de cuidado, atenção e não consegue usar os meios digitais”, afirmou o ministro.

Foto: Divulgação
Números:
- São 4.730 agências dos Correios habilitadas;
- Os Correios possui 20 mil funcionários;
- 11 milhões de brasileiros já acessaram o app Meu INSS;
- 1,87 milhão não reconheceram os descontos.
O que será possível fazer nas agências dos Correios:
- Consultar se há descontos não autorizados no benefício;
- Registrar contestação de descontos indevidos;
- Reconhecer a autorização de descontos;
- Consultar resultado da contestação (após 15 dias);
- Avaliar documentos apresentados por associações;
- Imprimir protocolos e receber orientações.
Documentos necessários:
- Para atendimento, basta um documento de identificação com foto;
- Se o titular estiver impossibilitado de comparecer, uma pessoa com procuração reconhecida em cartório pode realizar a consulta. A procuração não autoriza alterações cadastrais — apenas a consulta.
Atendimento organizado e prioritário:
- As agências, com sistema de senhas, terão fila exclusiva do INSS;
- Agências sem sistema terão caixa exclusivo para atendimento preferencial.
Prioridade continua sendo o canal digital:
O aplicativo Meu INSS e o telefone 135 seguem como principais canais de atendimento. O atendimento presencial é voltado apenas a quem não consegue acessar esses meios.
“Não há prazo final para realizar esse procedimento. Então não é preciso correr ou se preocupar com data-limite. O serviço permanecerá aberto”, garantiu o presidente do INSS, Gilberto Waller.
Inclusão total:
Em áreas sem agências habilitadas, os Correios indicarão a unidade mais próxima. Há ainda estudos para ações itinerantes em comunidades ribeirinhas, quilombolas e zonas remotas, garantindo acesso universal à consulta.
De acordo com a diretora dos Correios, Juliana Agatte, “essa parceria cumpre nossa missão de integração nacional e de responsabilidade social”, destacou.
Serviço:
Correios para o atendimento de beneficiários do INSS
São 4.730 agências dos Correios em todo o Brasil
Serviços disponíveis a partir de 30 de maio de 2025
Canal oficial: Aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
Telefone 135
Fonte: Agência Brasil