Foto: Divulgação
Por meio de nota, a NASA negou qualquer vínculo formal com Laysa Peixoto, de 22 anos, que recentemente se apresentou como a “primeira mulher brasileira a ir para o espaço”.
Segundo a agência espacial norte-americana, Laysa “não é funcionária da NASA, líder de pesquisas ou candidata a astronauta”, contrariando publicações feitas pela própria jovem nas redes sociais e em seu perfil no LinkedIn.
Laysa, natural de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, viralizou na última semana ao afirmar que participaria de futuras missões tripuladas para estações espaciais, para a Lua e até para Marte, além de ter sido selecionada pela empresa Titans Space para um suposto voo inaugural em 2029, que seria comandado por um astronauta da NASA.
“Reivindicação inapropriada”, afirma a agência
De acordo com o comunicado da NASA, a única participação de Laysa com a instituição foi por meio do programa L'Space, um workshop voltado a estudantes universitários, promovido por meio de parcerias educacionais.
“O Programa L'Space é um workshop para estudantes, não é um estágio da NASA ou trabalho na agência. Seria inapropriado reivindicar a afiliação à NASA como parte dessa oportunidade”, destacou a nota.
Além disso, a NASA informou que não há qualquer ligação entre a agência e a missão espacial da Titans Space, mencionada por Laysa.
A suposta empresa não consta nos registros da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) como autorizada a realizar voos espaciais tripulados, o que impede qualquer lançamento oficial até o momento.
Questionamentos e repercussão
Nas redes sociais, os perfis da jovem mantinham postagens celebrando a “conquista” de representar o Brasil em uma nova era da exploração espacial. Ela chegou a mencionar participações em projetos da NASA e liderança em pesquisas desde os 19 anos.
A jovem não se manifestou publicamente após o comunicado da agência. O episódio serve para mostrar como as fake news surgem e viralizam rapidamente.
Serviço:
NASA
A lista de astronautas em formação da NASA estão no site oficial: www.nasa.gov
Autorização de missões espaciais comerciais estão no site da FAA: www.faa.gov
Fonte: CNN Brasil
Link relacionado
Cientista de Contagem será a primeira astronauta brasileira a ir ao espaço em 2029