Fotos - Divulgação CSul
Após 15 anos, a Serra da Moeda volta a sediar uma competição oficial de parapente de 4 a 6 de julho, onde as térmicas favoráveis, torna a rampa uma das mais desejadas pelos pilotos e referência nacional no voo livre.
A rampa de decolagem na Serra da Moeda, em Brumadinho, é famosa também pela vista para a Lagoa dos Ingleses, vai sediar a competição, com apoio do projeto CSul Lagoa dos Ingleses.
O torneio será disputado no formato “Race to Goal”, em que pilotos precisam completar um trajeto pré-definido por GPS, com diversos pontos de passagem obrigatórios, no menor tempo possível.
Para pontuar totalmente, os competidores devem cruzar o ponto final — o “Goal” — com precisão, que deve exigir alta performance técnica, leitura climática e estratégia de voo.
Um novo voo para o esporte
O 1º Open Brumadinho contará com quase 70 pilotos confirmados e a expectativa é ultrapassar 100 competidores no grande evento.
A competição será válido para o ranking nacional e servirá como evento-teste para que, já em 2026, a Serra da Moeda possa sediar etapas do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro de Parapente, com chancela oficial da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e do Clube de Voo Livre de Belo Horizonte (CVLBH).
Para o head de marketing da CSul, Philippe Alcântara, o retorno das competições à Serra da Moeda é um marco não só esportivo, mas também econômico e turístico para a região.
“Apoiamos essa retomada como parte do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com práticas que valorizam o território”, afirma.
De acordo com o piloto e um dos organizadores do evento, Tiago Rodrigues Pereira, o apoio da CSul simboliza uma virada para o voo livre em Minas Gerais.
“É um esporte que desenvolve coragem, estratégia e equilíbrio emocional. Ver esse projeto de grande porte incentivando a modalidade é inspirador”, disse.

Serra da Moeda
Além da beleza natural e das condições técnicas ideais, a Serra da Moeda é conhecida por suas térmicas favoráveis, tornando-se uma das rampas mais desejadas pelos pilotos de parapente no Brasil.
Com visibilidade nacional e possibilidade de futuras competições oficiais, a expectativa é que o evento traga também incremento ao turismo local, com geração de renda e movimentação de serviços no entorno da Lagoa dos Ingleses.
Serviço:
1º Open Brumadinho de Parapente
Nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2025
Rampa de voo livre da Serra da Moeda – Vista para a Lagoa dos Ingleses
Inscrições: www.cbvl.com.br
Fonte: Assessoria de imprensa