Fotos: Divulgação
A cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, realizada na sexta-feira (27/6), na Igreja Central de Contagem, reuniu cerca de mil alunos de nove escolas das redes estadual, municipal e particular da cidade.
O evento promovido pelo 18º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, reforça valores de prevenção às drogas e violência nas escolas públicas e privadas de Contagem.
A iniciativa marca mais uma etapa de sucesso no trabalho de conscientização e educação preventiva junto às crianças e adolescentes.
A solenidade contou com a presença de autoridades militares, civis e educacionais, como o comandante do 18º BPM, o diretor de Operações da PMMG e vereadores de Contagem, além de diretores, professores, pais e familiares dos formandos.

O evento contou com a apresentação do quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, que emocionou os presentes com a execução do Hino Nacional Brasileiro ao vivo, acompanhado do coro dos estudantes.
Durante a cerimônia, os melhores textos da redação “O que eu aprendi com o Proerd” foram premiados, e diversos alunos, professores, instrutores e parceiros do projeto foram homenageados pela dedicação ao programa.
O momento mais aguardado pelas crianças foi a entrada do mascote DAREM, o leão símbolo do Proerd, junto dos personagens PM Amigo Legal e PM Amiga Legal, que animaram os formandos com abraços, fotos e sorrisos.
“O Proerd é mais do que um programa: é uma ponte entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. Ele planta sementes de responsabilidade, respeito e coragem para dizer não às drogas e à violência”, afirmou um dos instrutores durante o evento.

Proerd
Com 27 anos de atuação em Minas Gerais, o Proerd é inspirado no modelo norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e já atendeu milhões de estudantes com seus currículos pedagógicos para o 5º e 7º anos do ensino fundamental e o ensino médio, ao formar jovens mais conscientes, preparados e comprometidos com um futuro seguro.
O 18º BPM, que comemora 42 anos de atuação em Contagem, reforça com a formatura mais um capítulo da sua missão de "servir e proteger" com ações que vão além da repressão, ao apostar na educação como ferramenta de transformação social.

Fonte: Assessoria de imprensa PMMG