Fotos: Redes sociais
O drama de viver sem saneamento básico já dura mais de três décadas. O mau cheiro, alagamentos e medo, foram agravados com as recentes picadas de escorpiões, que invadem as residências da região.
Moradores relatam que o córrego que corta o bairro tinha águas limpas e calmas, mas após uma obra da prefeitura de Contagem, o curso d’água passou a receber esgotos e as enchentes começaram.
Após relatos de escorpiões dentro de casas, picadas em adultos e crianças, e presença de ratos, baratas e mosquitos, os moradores se revoltaram e apelaram para a visibilidade da imprensa.
Como a repercussão da situação dos moradores, as autoridades finalmente reconheceram a gravidade do problema. Em nota, a Prefeitura de Contagem afirmou que será realizada dentro de 15 dias a limpeza do córrego que corta a região.
Já a Copasa, responsável pelo sistema de esgoto, confirmou que um projeto de readequação da rede está em desenvolvimento.
Uma visita técnica conjunta da Secretaria Municipal de Obras e da Copasa marcou o início dos levantamentos necessários para a elaboração de um projeto de macrodrenagem, que, segundo o município, visa resolver de forma definitiva os alagamentos e o acúmulo de resíduos.

Com relação aos escorpiões, ratos, baratas e mosquitos, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Contagem informou que, após a limpeza do local, será realizada uma vistoria técnica e ações educativas para alertar sobre os animais peçonhentos e outros vetores de doenças.
A Administração Regional Industrial afirma que serviços de roçada, capina e limpeza das vias estão sendo realizados em todo o bairro, e que a prefeitura está empenhada em solucionar a situação da “rampa” usada como escoamento irregular de água pluvial, apontada como um dos focos do problema.
Serviço:
Ouvidoria da Prefeitura de Contagem:
0800 031 31 88
WhatsApp (31) 3391-1061
ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br
Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ):
WhatsApp (31) 99257-0013
Ações preventivas:
- Mantenha quintais e terrenos limpos.
- Evite entulhos, acúmulo de lixo e objetos em desuso.
- Vede frestas em portas, janelas, ralos e vãos de acesso.
Em caso de picada de escorpião:
- Procure atendimento médico imediatamente.
- Se possível, capture o animal com segurança (sem contato direto) e leve ao posto de saúde.
- Agende vistoria com a UVZ.
Fonte: PMC