Fotos: Pablo Bernardo/Divulgação
O premiado espetáculo “Arrepsia” chega pela primeira vez a Contagem, nos dias 4 e 5 de julho, no Espaço Trama, com sessões às 19h, após rodar em palcos de Belo Horizonte e conquistar o público e a crítica.
A peça estreia a quinta temporada de forma descentralizada, ao valorizar a cultura periférica e o direito de todos ao acesso à arte. A proposta é clara: usar o teatro como espaço de denúncia, afeto, escuta e transformação
Com um texto autoetnográfico, intenso e provocador, a montagem é assinada pela companhia IncompetênCia e mergulha em temas como LGBTQIA+fobia, racismo estrutural, machismo e invisibilização de corpos dissidentes.
A apresentação em Contagem marca um retorno afetivo para uma das protagonistas, Gabi Vieira, que cresceu na cidade. “Apresentar aqui é devolver à minha cidade tudo que ela me deu. É uma forma de resistência e de reafirmar que a periferia também é palco, também é arte”, afirma Gabi.
No elenco estão também Malu Dimas, Rafa Calú e Sarah Vá, que constroem um espetáculo onde cada cena nasce de vivências pessoais e coletivas, mescladas com música ao vivo, humor e emoção.
A encenação de Tiago Agar, somada à provocação artística de Ernani Maletta e à direção musical de Talita Sanha, dá à peça um tom visceral, que ecoa memórias e provoca reflexão.
“Arrepsia” parte da realidade de artistas que enfrentaram a precarização do trabalho, a negação de suas existências e a ausência de narrativas que os representassem.
Entre longas jornadas como garçonetes e a urgência de continuar criando, o espetáculo nasceu como um grito coletivo e poético contra o apagamento.

Além das apresentações em Contagem, o espetáculo seguirá para Belo Horizonte, com sessões no Teatro Raul Belém Machado e no Centro Cultural Bairro das Indústrias, ampliando ainda mais seu alcance.
A temporada conta com o apoio das Leis Municipais de Incentivo à Cultura de Contagem e BH, além de parceria com a aKasulo - Centro de Convivência LGBTQIA+, que recebeu uma oficina gratuita da companhia.
Serviço:
Espetáculo “Arrepsia” – Companhia IncompetênCia
Contagem
Nos dias 4 e 5 de julho (quinta e sexta) – 19h
Espaço Trama – Av. Carmelita Drumond Diniz, 527, Parque Maracanã
R$ 50 (inteira) / R$ 25 (meia)
Meia social mediante doação de 1kg de alimento não perecível (na portaria)
Belo Horizonte
Nos dias 11 de julho (20h) e 12 de julho (19h)
Teatro Raul Belém Machado
Rua Leonil Prata, 53 – Alípio de Melo
Ingressos: Sympla
Meia social com 1kg de alimento
Belo Horizonte
Nos 18 e 19 de julho – 19h
Centro Cultural Bairro das Indústrias
Rua dos Industriários, 289 – Indústrias I
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 18 anos
(Entrada permitida para menores acompanhados por responsáveis)
Mais informações: @incompetencia
Fonte: Assessoria de imprensa