Data de publicação: 09-07-2025 19:15:00

Cordisburgo recebe “O Encantar do Boi Rosado” na 37ª Semana Roseana

Joel de Brito - Agulhas que Curam
Divulgação

A Irmandade Boi Rosado convida a comunidade local e visitantes de todas as partes para a celebração cultural de encerramento da Semana Roseana no domingo (13/7), com cortejos, cirandas, quadrilha e a aparição do mítico Boi Rosado.

Cordisburgo, cidade natal do escritor Guimarães Rosa, será palco de um espetáculo de cores, sons e simbolismos. 

“O Encantar do Boi Rosado” a tradicional manifestação da cultura popular vai marcar o encerramento da 37ª Semana Roseana, que celebra a vida e a obra do autor de Grande Sertão: Veredas com uma rica programação literária e artística.

O evento teve início em 6 de julho e para encerrar todos estão convidados para acompanhar a jornada do boi mais encantado do sertão mineiro. 

A programação do dia começa às 10h, com a cerimônia de reitumbá na Gruta do Maquiné, onde o retumbar dos tambores da liberdade anuncia a força ancestral e libertadora do Boi Rosado.

O ponto alto acontece às 16h, na Praça da Matriz, com o aguardado desencantamento do Boi Rosado, momento simbólico e mágico em que o personagem aparece em cena, rompendo o silêncio ritualístico e dando início a um grande cortejo popular.

Participam do cortejo a Escola Estadual Cláudio Pinheiro de Lima, o Boi Waldemar (de Betim/MG), brincantes locais, turistas e moradores. 

O trajeto segue até a entrada do Museu Casa Guimarães Rosa, onde será realizada uma celebração cultural com ciranda, quadrilha junina e o momento final, intitulado "Encantar do Boi Rosado", ritual poético que sela a despedida temporária do Boi.

Despedida com novos caminhos

Após o encantamento, o Boi Rosado se retira para o “Rei-boi-liço Rosado”, um universo simbólico onde se recolhe para se fortalecer. 

O grupo anuncia que este será um período de criação, voltado para o lançamento do primeiro livro do Boi Rosado e do segundo álbum musical, ambos previstos até 2028, ano em que o projeto vai completar 20 anos de existência.

“Essa volta do Boi às suas origens tem um sabor especial. Não só para ele, mas para os novos brincantes que agora o acompanham, ao levar adiante essa poética missão de arte e resistência”, destaca o coordenador da Irmandade Boi Rosado, Severino Iabá.

Desde a criação em 2008, ano do centenário de nascimento de Guimarães Rosa, o Boi Rosado tem sido um elo entre literatura, oralidade, religiosidade e arte popular.

 Esta será a terceira visita a Cordisburgo. A primeira foi em 2008 e a segunda em 2018, na comemoração dos 10 anos e dos 110 anos de Rosa.

“Tradição, poesia e resistência em movimento. Viva o Boi Rosado, viva Guimarães Rosa!”

Serviço:

“O Encantar do Boi Rosado” – Encerramento da 37ª Semana Roseana

Domingo (13.07), em Cordisburgo – MG
Evento gratuito

Programação:

10h – Gruta do Maquiné: Cerimônia de Reitumbá (retumbar dos tambores da liberdade)
16h – Praça da Matriz: Desencantamento do Boi Rosado e cortejo
Trajeto: Praça da Matriz → Museu Casa Guimarães Rosa
Encerramento: Ciranda, Quadrilha Junina e o “Encantar do Boi Rosado”

Mais informações: @boirosado.oficial


#OEncantarDoBoiRosado #SemanaRoseana #Cordisburgo #CulturaPopular #GuimaraesRosa #BoiRosado #BumbaMeuBoi #ArteLiberta #MemorialDosSeverinos #MinasGerais

Fonte: Assessoria de imprensa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br