Capela de São Domingos de Gusmão
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Mostra presencial idealizada pelo professor e fotógrafo, Gilsilva, que reúne 24 imagens que revelam as transformações das oito regionais da cidade, está em cartaz no CREAS Sede até 1º de agosto. Entrada gratuita.
A exposição fotográfica do Projeto Cápsula do Tempo, convida o público a redescobrir a cidade por meio de imagens que preservam a memória cultural, social e urbana.
Composta por 24 quadros fotográficos, três de cada uma das oito regionais da cidade, a exposição revela aspectos geográficos, arquitetônicos, comerciais, culturais e naturais de Contagem.

Praça da CEMIG- traçado hexagonal Fonte: Blog Espaço do Saber
Por meio de fotografias aéreas e terrestres, diurnas e noturnas, o acervo captura não apenas paisagens físicas, mas também o sentimento de pertencimento e a diversidade do município.
A proposta é dupla: além da mostra física, o projeto também é disponibilizado em formato virtual, para ampliar o acesso da população ao conteúdo artístico e educativo.
“A fotografia é um marco atemporal, ao registrar o hoje para inspirar o amanhã”, afirma o idealizador, fotógrafo e produtor cultural com trajetória reconhecida na cena artística local, Gilberto Caetano da Silva Pires, mais conhecido como Gilsilva.

Rua Galba Rios- Capim Rasteiro
Um olhar sensível sobre a cidade
O Projeto Cápsula do Tempo integra políticas públicas de valorização da cultura e da memória coletiva, com apoio da Prefeitura de Contagem e realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Segundo Gilsilva, a iniciativa visa promover não apenas o registro visual da cidade, mas despertar o olhar crítico, poético e histórico sobre o cotidiano urbano.
“A fotografia é uma ponte entre o passado, o presente e o futuro. Nosso objetivo é fazer com que a comunidade se veja representada e conectada com o território em que vive”, destaca.

Rua Dr. Cassiano- (Centro Contagem-1937) Fonte: Blog Contagem das Abóbora
Com ampla formação em fotografia e audiovisual, Gilsilva também é professor, diretor de cinema e idealizador de projetos como o curso Olhares, voltado à inclusão artística e cultural. As produções têm impacto direto na valorização da identidade local e no incentivo à expressão criativa.
Serviço:
Exposição Fotográfica – Projeto Cápsula do Tempo
De 07 de julho a 01 de agosto de 2025
CREAS Sede – R. Benjamin Constant de Oliveira, 77 – Fonte Grande, Contagem/MG
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de imprensa