Foto: Luci Sallum / PMC
O Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (CMAUF) realiza na segunda-feira (28/7), das 9h às 12h, a oficina “Meliponicultura Sustentável: Cultivando Vida e Renda com Abelhas Nativas”, que será na Horta Comunitária do Vale das Amendoeiras.
A oficina é voltada para quem interessa em aprender sobre meliponicultura, criação de abelhas nativas sem ferrão e deseja transformar pequenos espaços urbanos em polos de vida e produção, capazes de gerar renda e ainda proteger o meio ambiente.
O evento contará com a condução do especialista Giovanni William Clímaco Ribeiro, referência na meliponicultura comunitária.
Durante a atividade, os participantes vão aprender a instalar e manejar meliponários, estruturas dedicadas à criação de abelhas como jataí, mandaçaia e uruçu, fundamentais para a polinização, a produção agrícola e o equilíbrio ambiental.
A proposta é fortalecer a economia popular solidária e a segurança alimentar nos territórios urbanos e periurbanos de Contagem. A criação de abelhas sem ferrão pode ser feita em pequenos espaços, o que permite a participação ativa de mulheres, jovens e idosos.
Segundo a organização, a atividade é capaz de promover autonomia financeira e sustentabilidade, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Partilha e integração
Terá um momento de convívio comunitário com um lanche coletivo colaborativo. Para isso, os participantes são convidados a levar um alimento saudável para compartilhar.
Recomenda-se ainda que levem caneca, garrafinha de água, protetor solar e chapéu ou boné, para garantir o conforto durante a oficina. As vagas são limitadas a 25 pessoas para garantir um ambiente acolhedor e de aprendizado qualificado.
Serviço:
Oficina gratuita: “Meliponicultura Sustentável – Cultivando Vida e Renda com Abelhas Nativas”
Segunda-feira (28/7), das 9h às 12h
Horta Comunitária Vale das Amendoeiras - Rua Comunidade, 52 – bairro Vale das Amendoeiras – Contagem/MG
Informações: (31) 9 3185-5598 / (31) 9 7306-5161
E-mail: ecovidasmeliponario@gmail.com
Inscrições no link
Vagas limitadas a 25 participantes
Fonte: PMC