Fotos: WhatsApp/Divulgação
A indignação popular se intensificou após a Viação Novo Retiro anunciar o novo horário de férias entre 14 de julho e 3 de agosto. Segundo os usuários, os horários regulares já não atendem a população e com os horários reduzidos, ficou ainda pior os serviços.
Além dos horários precários, as denúncias incluem a superlotação, ônibus sucateados que frequentemente quebram e as tarifas abusivas nas linhas que ligam Esmeraldas ao Metrô Eldorado.
Por isso os moradores e trabalhadores de Esmeraldas, iniciaram uma mobilização com um abaixo-assinado para exigir melhorias urgentes no transporte público intermunicipal.
Os usuários exigem providências imediatas e, caso necessário, a abertura de nova licitação com concorrência transparente, que permita a atuação de outras empresas com melhores condições e compromisso com a população.

“É uma vergonha esse transporte público de Esmeraldas. O povo esmeraldense sofre demais. Já são quase duas horas até o Metrô, e ainda temos que aguentar ônibus estragando. Precisamos de ônibus novos e revisados. São direitos nossos”, desabafa Izabel da Silva Fernandes.
“Todo dia um problema. O trajeto é cansativo e ainda temos confusão dentro dos ônibus entre usuário e motorista. É um caos”, reclama Marcilene Rodrigues.
O abaixo-assinado, que já conta com grande número de assinaturas, será direcionado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), ao DEER/MG, à Prefeitura de Esmeraldas, à Câmara Municipal, ao Ministério Público de Minas Gerais e à própria Viação Novo Retiro.

Os usuários também formalizaram uma denúncia direta contra a Viação Novo Retiro pelas condições degradantes do serviço nas seguintes linhas:
6987 Dumaville/Metrô
6988 Dumaville - Santa Quitéria/Metrô
6986 Dumaville - Cidade Jardim/Metrô
6990 Dumaville/Metrô
6996 Dumaville - Cidade Jardim/Metrô
6985 Metrô/Castelo Branco
6989 Metrô/Santa Quitéria
6999 Dumaville - Santa Quitéria - Monte Sinai/Metrô
6981 Cachoeirinha/Metrô

“Os veículos só andam em péssimas condições, colocando em risco a segurança dos usuários”; “Os ônibus andam super lotados, com passageiros até na porta”; “Os horários são horríveis e prejudicam a chegada ao trabalho”; “A passagem é extremamente cara e não condiz com o serviço prestado”.
A conduta da empresa tem sido considerada desrespeitosa, perigosa e prejudicial à dignidade dos cidadãos. Agora os usuários pedem um posicionamento formal das autoridades e da empresa.
O que dizem as autoridades
O secretário de Obras, Transporte e Trânsito de Esmeraldas, Odilon Ferreira de Abreu, afirmou:
“A Prefeitura de Esmeraldas segue firme no compromisso de garantir um transporte coletivo de qualidade para todos. Seguimos ouvindo a população e trabalhando para que os serviços prestados estejam sempre à altura do que a nossa cidade merece”, disse.

Secretário de Obras, Transporte e Trânsito de Esmeraldas, Odilon Ferreira de Abreu
Entretanto, as críticas e insatisfações permanecem fortes em diversas regiões da cidade, como Dumaville, Floresta Encantada, São Pedro, Cidade Jardim, Urucuia, Santa Quitéria, Monte Sinai, Caio Martins, Bambus, Vista Alegre, Caracóis de Cima e Jardim das Oliveiras.
Muitos bairros reclamam da ausência de linhas, escassez de horários aos fins de semana e total descaso com a infraestrutura das ruas de terra por onde os ônibus passam. Veja um ônibus da Viação Novo Retiro sendo consumido pelo fogo.
Serviço
Quer apoiar o movimento por melhorias no transporte público de Esmeraldas? Acesse o abaixo-assinado online e participe. Compartilhe com outros moradores e cobre das autoridades a responsabilidade com a mobilidade urbana.
Como denunciar:
Cidadãos podem registrar reclamações formais junto ao DEER/MG, ao Ministério Público ou via Ouvidoria da SEINFRA pelo site: https://www.mg.gov.br/ouvidoria