Podas radicais acontecem no bairro Inconfidentes a contragosto dos moradores
Fotos: Robson Rodrigues
Vídeo logo após as podas radicais
Fotos: Robson Rodrigues
Vídeo logo após as podas radicais
Segundo a Prefeitura de Contagem, a primeira etapa pública do processo de construção do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau), será na quarta-feira (30/7), às 19h30, por meio do canal da prefeitura no YouTube.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vai apresentar o diagnóstico preliminar da arborização urbana da cidade, elaborado com base em mapeamento por satélite, levantamento técnico e escuta de diversos setores.
Além de mostrar os dados já reunidos, a equipe técnica vai detalhar o cronograma de reuniões e oficinas que acontecerão nos próximos meses, como parte de uma proposta participativa e colaborativa.
De acordo com a Semad, o objetivo é construir um plano com consistência técnica, respaldo legal e, sobretudo, legitimidade social.
A expectativa é de que o documento final esteja concluído até dezembro de 2025, com diretrizes para manejo das árvores já existentes, áreas prioritárias para plantio, prevenção de conflitos com redes elétricas e calçadas, e estratégias de ampliação de áreas verdes.

Árvores com frutos e ninhos são podadas pela equipe terceirizada contratada pela Semad
Para a coordenadora do grupo de trabalho do Pmau da Semad, Walkyria Castilho, a participação da população é essencial.
“O plano não pode ser feito apenas em gabinete. Precisamos da vivência das pessoas para entender onde a arborização funciona bem, onde precisa melhorar e quais são os desafios de cada região”, destacou.
Ainda segundo a coordenadora, o Pmau também busca integrar o planejamento da arborização aos temas de saúde, clima e bem-estar.
“As árvores urbanas contribuem diretamente para reduzir ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, favorecer a infiltração da água da chuva, além de promover biodiversidade e qualidade de vida”, disse.

Árvores que não foram tocadas pela Semad
Segundo Ciro Costa, representante da empresa Neofloresta, responsável pela elaboração técnica do plano, o trabalho está dividido em quatro fases:
- Levantamento técnico e mapeamento;
- Diagnóstico com reuniões e oficinas;
- Redação do plano com metas e indicadores;
- Apresentação e entrega do documento final à cidade.
“Nosso papel é escutar, conectar os saberes técnicos e populares e criar soluções integradas à realidade da cidade”, disse Ciro.
A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Arborização Urbana, do Ministério do Meio Ambiente, e à proposta de lei federal sobre o tema.

Podas radicais em frente ao Mercado Central de Contagem
Serviço:
Seminário do Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau)
Quarta-feira (30/7), às 19h30, no canal da Prefeitura de Contagem no YouTube
Evento gratuito e aberto ao público
Fonte: PMC