Foto: Vaca Azul/Divulgação
As atividades vão acontecer nos dias 8 e 9 de agosto no Instituto Cultural CircoLar, quando terá a união da arte, formação profissional e integração cultural entre Pernambuco e Minas Gerais. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de agosto.
Serão duas oficinas formativas gratuitas promovidas pela reconhecida Escola Pernambucana de Circo (EPC), por meio da Trupe Circus. As vagas são limitadas, as inscrições obrigatórias.
A iniciativa que tem foco na gestão de projetos culturais e nas práticas circenses colaborativas acontecem em dois dias:
Na quinta-feira (8), das 9h às 12h, será realizado o workshop "Elaborando e Fazendo Gestão de Projetos com Mais Prazer e Encantamento", ministrado por Fátima Pontes, produtora e coordenadora executiva da EPC.
A formação é voltada a artistas e produtores culturais e visa capacitar os participantes na estruturação de projetos, inscrição em editais e aplicação das Leis de Incentivo à Cultura, como a Rouanet. Estão disponíveis 20 vagas.
Já na sexta-feira (9), das 13h às 16h, ocorre a Oficina de Pirâmides, comandada pelo elenco da própria Trupe Circus.
A prática é voltada a artistas circenses ou em formação, e foca na construção de pirâmides humanas, trabalho em equipe, escuta corporal e segurança. A atividade também conta com 20 vagas.

A turnê
A passagem da Trupe Circus por Minas integra a primeira circulação nacional, viabilizada pelo Programa Transpetro em Movimento, com apoio do Ministério da Cultura.
Além das oficinas em Contagem, a agenda conta com apresentações dos espetáculos “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro” (7/08, em BH) e “Nordestinados In Circus” (8/08, no Pilar).
As ações buscam promover um intercâmbio cultural entre o Nordeste e o Sudeste, ao valorizar a diversidade de expressões populares do país.
Segundo o artista da Trupe Circus e diretor de “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”, Ítalo Feitosa, a formação também faz parte da nossa missão enquanto grupo.
“Queremos compartilhar o que sabemos e aprender com os mineiros, ouvindo também o que os artistas locais têm a ensinar”, afirma.
A Escola Pernambucana de Circo atua há 29 anos em Recife com foco na formação, fomento e difusão das artes circenses.
A Trupe Circus surgiu em 2002 e é composta por artistas formados pela escola desde a infância. Os espetáculos abordam temas sociais e promovem o respeito à diversidade cultural.
Serviço
Escola Pernambucana de Circo em Contagem
Local das oficinas: Instituto Cultural CircoLar
Travessa C5, 521, Eldorado, Contagem/MG
- Workshop de Gestão de Projetos
Dia 8/08 – das 9h às 12h
Ministrante: Fátima Pontes
Público: Artistas e produtores culturais
Inscrições: clique aqui
- Oficina de Pirâmides
Dia 9/08 – das 13h às 16h
Ministrantes: Trupe Circus
Público: Artistas circenses e iniciantes
Inscrições: clique aqui
- Apresentação em BH – “Circo Science – do Mangue ao Picadeiro”
Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata, 53, Alípio de Melo)
Dia 7/08 – às 20h
Entrada gratuita – retirar ingresso aqui
Classificação: 10 anos
- Apresentação restrita – “Nordestinados In Circus”
Dy Circo Pilar – Rua das Flores, 77, Pilar, BH
Dia 8/08 – às 15h
Classificação: 10 anos
Entrada Gratuita (restrito à comunidade e ao projeto social)
Fonte: Assessoria de imprensa