Data de publicação: 31-07-2025 00:31:00 - Última alteração: 31-07-2025 01:05:37

Parque Fernão Dias agora chama Parque Cataguás para homenagear os povos originários

Jornal Diário de Contagem On-Line
O Velódromo do Parque Cataguás, o único de Minas Gerais, ainda não foi reformado

Foto: Daniel Protzner

Após mobilização de estudantes e da comunidade local, o antigo Parque Fernão Dias, localizado entre Contagem e Betim, ganhou novo nome para valorizar e reparar as injustiças históricas dos indígenas que viviam na região.

A mudança foi oficializada no dia 22 de julho de 2025, após a publicação da Lei 25.366 no Diário Oficial de Minas Gerais, que foi sancionada pelo governador do Estado.

A nova denominação atende a um clamor popular que ganhou força nos últimos anos, especialmente por meio da mobilização de alunos do Colégio Santo Agostinho, de Contagem. 


Alunos do Colégio Santo Agostinho, em Contagem, durante audiência na ALMG

O grupo liderou uma campanha com petição pública, debates e até audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em maio, ao exigir o resgate da história real da região.

O projeto de lei que originou a mudança, PL 1.841/23, é de autoria da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), e altera a Lei 22.428, de 2016, que criou a Área de Proteção Ambiental (APA) – antes Parque Fernão Dias.

O novo nome “Cataguás”, homenageia a etnia indígena que, segundo a antropóloga Berta Ribeiro, foi uma das mais violentamente afetadas pelos bandeirantes no território mineiro. 

A proposta foi uma resposta direta ao fato de o nome anterior homenagear Fernão Dias, bandeirante paulista acusado de liderar expedições marcadas por violência e escravização de indígenas.

“Trata-se de um passo simbólico, mas profundo, no sentido de valorizar a verdadeira história do nosso território e dar voz a quem foi silenciado por séculos”, defendeu Beatriz Cerqueira.


Pista de bicicross que aguarda revitalização para atrair competições

Mudança além do nome: um símbolo de reparação histórica

A área do atual Parque Cataguás tem 98 hectares, o equivalente a quase 100 campos de futebol e representa um dos principais espaços de lazer, cultura, esporte e ecoturismo da RMBH.

Inaugurado em 1980 como Parque Fernão Dias, o local passou a ser Área de Proteção Ambiental (APA) em 2016. Desde então, eventos culturais, sociais e ambientais são promovidos ali regularmente.

Com a mudança, espera-se que o parque também se torne um espaço de educação e conscientização sobre os povos originários da região. Grupos educacionais e culturais já articulam ações para fortalecer essa nova identidade.


Sem gramados, frequentadores fazem piqueniques na poeira

Serviço:

Novo nome: Parque Cataguás (antigo Parque Fernão Dias)

Localização: Entre Contagem e Betim – Região Metropolitana de Belo Horizonte
Área: 98 hectares
Atividades: Lazer, cultura, ecoturismo, esporte, eventos sociais e ambientais
Lei de renomeação: Lei 25.366/2025 – sancionada em 22/07/2025
Origem do projeto: PL 1.841/23 – Deputada Beatriz Cerqueira (PT)

Fonte: ALMG
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br