Fotos: Arquivo pessoal
O Museu Nair Mendes Moreira, em Contagem, recebe em agosto a obra “São Francisco de Assis” em aço reaproveitado que valoriza as raízes do artista plástico.
A obra, criada sob encomenda para um empreendimento turístico na Serra do Cipó, fez uma parada simbólica na cidade natal do artista antes de seguir para seu destino final.
O momento foi marcado por encontro com o público, registros fotográficos e valorização da cena cultural contagense, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Com dois metros de altura, a peça impressiona pela técnica e simbolismo. Feita inteiramente em aço e solda, a partir de resíduos industriais reaproveitados, é marca registrada de Emerick.
A obra
A escultura se destaca pelas dobras que criam movimento na vestimenta e pela precisão anatômica, ao unir expressão poética e técnica refinada. Mais do que uma representação religiosa, a obra transmite mensagens de amor, paz e esperança, provocando reflexão no observador.
Segundo o artista, a escolha de Contagem para o percurso não foi por acaso.
“Após construir a obra São Francisco, percebi a necessidade de percorrer um caminho simbólico até sua entrega. Contagem é parte essencial da minha história, das escolas técnicas, das primeiras oportunidades e do aprendizado no universo industrial. Hoje, transformo o aço em poesia e deixo essa mensagem na minha cidade natal”, afirma.
Durante a exposição, o público pode contemplar de perto a imponência da escultura e interagir com o artista.
“Foi emocionante retornar às minhas origens e compartilhar meu trabalho com a comunidade. Sou grato à Secretaria de Cultura e à Prefeitura de Contagem pela recepção tão carinhosa”, destacou Robson.
O artista
Robson Emerick é designer de produtos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), artista plástico, paisagista e cenografista. O trabalho do artista transita por linguagens como arquitetura, movelaria, cenografia, moda e paisagismo, sempre com um estilo contemporâneo e provocativo.
Reconhecido pelo uso de materiais sustentáveis e pelo reaproveitamento de resíduos industriais, Emerick alia técnica e sensibilidade para criar obras que emocionam, questionam e convidam a múltiplas interpretações.
Serviço:
Exposição: Escultura “São Francisco de Assis” – Robson Emerick
Museu Nair Mendes Moreira
Praça Vereador Josias Belém, 01 - Sede, Contagem
Fonte: PMC